Pesquisar

Padre brasileiro no Encontro Internacional “Os Párocos para o Sínodo” em Roma

O Regional Leste 2, juntamente com a Arquidiocese de Montes Claros, tem a alegria de anunciar a participação do Padre Fábio Vieira de Souza, membro do clero arquidiocesano, no Encontro Internacional “Os Párocos para o Sínodo”, que ocorrerá em Roma, de 28 de abril a 2 de maio deste ano.

Este encontro mundial, intitulado “Párocos em vista do Sínodo: encontro internacional”, reunirá 300 párocos selecionados pelas Conferências Episcopais e pelas Igrejas Orientais Católicas. O objetivo principal é ouvir e valorizar as experiências vividas nas diversas Igrejas locais, proporcionando aos participantes a oportunidade de vivenciar o dinamismo do trabalho sinodal em nível universal.

O evento é uma iniciativa da Secretaria Geral do Sínodo, do Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização e o Dicastério para as Igrejas Orientais. Surgiu do desejo expresso pelos participantes na Primeira Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em 2023, onde enfatizaram a importância de envolver ativamente diáconos, sacerdotes e bispos no processo sinodal.

Padre Fábio Vieira de Souza, nascido em Brasília de Minas/MG em 16 de agosto de 1975, foi ordenado presbítero em 11 de agosto de 2007, na Igreja Matriz Nossa Senhora Rosa Mística, em Montes Claros/MG, por Dom José Alberto Moura, CSS. Atualmente, ele está em missão na Diocese de Calgary, no Canadá, desde 2016.

Na Diocese de Calgary, Padre Fábio desempenha suas funções como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e membro do Conselho Diocesano Pastoral. Esta paróquia, construída por imigrantes de Portugal, tem como foco atender aos fiéis de língua portuguesa e inglesa, representando um importante ponto de encontro e vivência da fé para a comunidade local.

A Santa Sé anunciou na última quinta-feira, dia 27 de março, os nomes dos párocos selecionados para participar deste encontro histórico, onde serão promovidas mesas redondas, workshops pastorais, diálogos com especialistas e celebrações litúrgicas. O encontro culminará com uma audiência concedida pelo Santo Padre no último dia de trabalhos.

Padre Fábio Vieira de Souza foi um dos três padres selecionados pela Conferência Episcopal Canadense para representar o Canadá neste encontro, devido ao seu comprometimento e contribuição na promoção da sinodalidade em sua igreja local.

A Arquidiocese de Montes Claros se alegra e reza para que esta experiência enriquecedora possa fortalecer ainda mais o ministério do Padre Fábio e contribuir para o crescimento e renovação da Igreja universal. Que sua participação neste encontro internacional seja abençoada e frutífera para toda a comunidade de fé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo