Pesquisar

Venerável Padre Libério Rodrigues Moreira: Um Exemplo de Santidade Reconhecido pela Igreja

Na quinta-feira, 14 de março, o Santo Padre, Papa Francisco, recebeu em audiência Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante o encontro, o Sumo Pontífice autorizou o Dicastério a promulgar o Decreto referente às virtudes heróicas do Servo de Deus Libério Rodrigues Moreira, sacerdote diocesano. Nascido em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa, Brasil, e falecido em Divinópolis, Brasil, em 21 de dezembro de 1980, Padre Libério é agora reconhecido como Venerável pela Igreja Católica.

Esse importante passo no caminho rumo à beatificação e canonização do Padre Libério destaca-se como uma homenagem à sua vida virtuosa e exemplar. O título canônico de venerável é concedido àqueles que, postumamente, têm reconhecidas pela Igreja a prática de virtudes heroicas em um processo formal de canonização.

Os Veneráveis são pessoas que viveram uma vida virtuosa e exemplar, e embora ainda não tenham sido canonizadas como santas, são reconhecidas pela Igreja como exemplos de fé e devoção. A jornada do Padre Libério rumo à santidade é marcada por sua dedicação ao serviço de Deus e ao próximo, especialmente aos doentes e aos pobres, a quem ajudava material e espiritualmente.

A investigação diocesana sobre a vida e virtudes do Padre Libério iniciou-se em 2012, na Diocese de Divinópolis, e foi concluída em 2016. Após uma cuidadosa análise e validação jurídica, o Congresso Peculiar de Consultores Teológicos e a Sessão Ordinária de Cardeais e Bispos, respectivamente em setembro de 2022 e março de 2024, confirmaram o reconhecimento das virtudes heróicas do Venerável Servo de Deus.

A vida e testemunho do Padre Libério continuam a inspirar os fiéis, e sua devoção à Eucaristia, sua simplicidade, humildade e amor pelos necessitados permanecem como um legado vivo na história da Igreja. O reconhecimento como Venerável é um marco significativo não apenas para a comunidade católica, mas também para todos aqueles que buscam viver uma vida de fé e santidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo