Annuntio vobis gaudium magnum; Habemus Papam! “Anuncio-vos uma grande alegria; temos um Papa!”.


No dia 8 de maio de 2025, os cardeais reunidos no Conclave para a eleição do Sumo Pontífice escolheram, no quarto escrutínio, o novo Papa da Igreja Católica. Às 13h10 (horário de Brasília), a fumaça branca apareceu na chaminé da Capela Sistina, sinalizando a escolha do novo pontífice. O cardeal Robert Francis Prevost, religioso agostiniano de 69 anos, foi eleito o 267º Papa da Igreja e adotou o nome de Leão XIV.
Às 19h22, horário de Roma (14h22 em Brasília), o Papa Leão XIV foi apresentado ao mundo da Sacada Central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Após um momento de silêncio e contemplação da Praça São Pedro, o novo Papa saudou os fiéis com as palavras: “a paz esteja convosco”, a primeira saudação de Jesus ressuscitado aos discípulos.
Robert Francis Prevost, O.S.A. – Leão XIV
O cardeal Robert Francis Prevost, O.S.A., era prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina antes de sua eleição. Nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois (Estados Unidos), e ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Saint Louis. Professou votos solenes em 29 de agosto de 1981 e estudou Teologia na Catholic Theological Union de Chicago.
Foi enviado a Roma em 1982 para cursar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino (Angelicum) e foi ordenado sacerdote em 19 de junho do mesmo ano. Obteve a licenciatura em 1984 e, entre 1985 e 1986, trabalhou na missão de Chulucanas, no Peru. Em 1987, concluiu o doutorado com a tese “O papel do prior local na Ordem de Santo Agostinho”.
Ainda em 1987, foi nomeado diretor de vocações e das missões da província agostiniana “Mãe do Bom Conselho”, em Olympia Fields. No ano seguinte, iniciou missão em Trujillo, Peru, onde coordenou o projeto de formação conjunta de aspirantes agostinianos de diversos vicariatos. Atuou como prior da comunidade (1988–1992), diretor de formação (1988–1998), formador dos professos (1992–1998), vigário judicial da arquidiocese de Trujillo (1989–1998) e professor no Seminário Maior “San Carlos e San Marcelo”.
Em 1999, foi eleito prior provincial em Chicago. Dois anos e meio depois, tornou-se prior geral da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou até 2013.
Retornando aos Estados Unidos, foi formador e vigário provincial até ser nomeado, em 3 de novembro de 2014, administrador apostólico da diocese de Chiclayo, no Peru, pelo Papa Francisco. Recebeu a ordenação episcopal em 12 de dezembro de 2014 e tornou-se bispo da diocese em 26 de novembro de 2015. Em 2018, foi eleito segundo vice-presidente da Conferência Episcopal Peruana.
Em 2019, passou a integrar a Congregação para o Clero e, em 2020, a Congregação para os Bispos. Em abril de 2020, foi designado administrador apostólico da diocese de Callao. Em 30 de janeiro de 2023, foi nomeado prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Foi criado cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 30 de setembro de 2023, com o título da diaconia de Santa Mônica.
Até sua eleição como Papa, era membro dos seguintes dicastérios e organismos da Cúria Romana:
- Dicastério para a Evangelização (Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares)
- Dicastério para a Doutrina da Fé
- Dicastério para as Igrejas Orientais
- Dicastério para o Clero
- Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica
- Dicastério para a Cultura e a Educação
- Dicastério para os Textos Legislativos
- Comissão Pontifícia para o Estado da Cidade do Vaticano
Visita a Minas Gerais
Em dezembro de 2012, enquanto ocupava o cargo de Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, Padre Robert Francis Prevost esteve em Minas Gerais. Durante sua visita ao Brasil, participou das Assembleias Vicariais e visitou as comunidades da ordem no país. Em Mário Campos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, celebrou missa e presidiu a profissão solene de três freis agostinianos.


Neste ano, o então cardeal Prevost estava confirmado como pregador do retiro da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que aconteceria em Aparecida/SP e foi adiada devido ao falecimento do Papa Francisco.


