Pesquisar

Simpósio online reuniu 120 participantes em reflexão sobre o Ecumenismo como Dimensão Constitutiva da Fé

A Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso realizou, de modo online, nos dias 21 a 22 de fevereiro de 2024, o Simpósio de Formação Ecumênica com o tema: “Compreender e viver a fé no horizonte ecumênico”. Participaram da formação 120 pessoas do Brasil e alguns até do exterior, como da Argentina, Venezuela, Estados Unidos, África e México.

O simpósio se debruçou sobre a Teologia Ecumênica no magistério da Igreja e fixou uma maior atenção na Dimensão Pastoral do ecumenismo, à luz das recentes reflexões produzidas pelo Sínodo sobre a Sinodaldade, cuja primeira sessão da etapa universal aconteceu em Roma, em outubro de 2023. A Secretaria Geral do Sínodo divulgou no sábado, 17 de fevereiro, que a segunda sessão da fase universal do Sínodo será realizada entre os dias 2 e 27 de outubro deste ano, em Roma.

Foram conferencistas, o presidente da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB e bispo de Ponta de Pedras (PA), dom Teodoro Mendes Tavares, a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Sônia Gomes de Oliveira, que está participando do Sínodo a convite do Papa Francisco, a representante da Cáritas brasileira, Maria Cristina dos Anjos, que também está participando do Sínodo e do padre Elias Wolff, membro do Programa de Pós Graduação em Teologia (PUCPR) e coordenador do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da Universidade.

Evangelho e ecumenismo

O assessor da Comissão, padre Marcus Barbosa, afirmou ser uma graça de Deus ver tantos irmãos e irmãs interessados e empenhados na causa ecumênica e inter-religiosa.

“A modalidade virtual tem seus limites, mas muito também ajuda à presença e participação de mais pessoas nesses encontros formativos. Concluímos nosso encontro certos de que só entende o ecumenismo quem entende o evangelho, e que não saber evangelizar juntos, ecumenicamente, é ainda não saber evangelizar com largueza e profundidade. Avancemos na dimensão ecumênica como dimensão integrante, constitutiva da nossa fé”, exortou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo