A arquidiocese de Uberaba (MG) foi a sede do IX Congresso Regional da Pastoral Familiar do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia e teve como tema “Família: Vocação, Graça e Missão” em consonância com o 3º Ano Vocacional e o lema: “Quando arde o coração os pés se movem!”
Houve a presença de 370 congressistas, dentre agentes da Pastoral Familiar de 26 arquidioceses, demais pastorais, movimentos e serviços participaram deste momento de encontro, vivência e partilha no Leste 2, na “casa da família”.
Estiveram presentes: Dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo de Leopoldina (MG) e presidente da Comissão Vida e a Família no Leste 2; Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba; Pe. Wesley Clay Alves Rodrigues, assessor Eclesiástico, e o Monsenhor Célio Pereira Lima, assessor em Uberaba. Alisson e Solange Schila, casal coord. nacional da Pastoral Familiar; Gilberto e Sílvia, casal coordenador no Regional e cerca de 20 padres assessores arquidiocesanos e convidados.
Dentre as inúmeras atividades destacaram-se as reflexões conduzidas pelo Pe.e Rafael Solano, do Clero de Londrina (PR) e do Pe. Francisco de Assis Carvalho, da Diocese da Campanha (MG), além dos testemunhos de vários agentes de pastoral. “Foi um momento de muita aprendizagem, troca de experiências, formação e confraternização que fez com que a Pastoral Familiar no Regional Leste 2 pudesse sentir o coração arder e colocar os pés a caminho”, comentou Freud e Solange, casal coordenador da Pastoral Familiar da arquidiocese de Uberaba.
O encerramento do IX Congresso Regional foi com a Celebração Eucarística realizada no domingo (29), presidida por Dom Paulo Mendes e concelebrada com Dom Edson e pelos demais padres presentes.
Foi divulgado a sede do X Congresso Regional da Pastoral Familiar, a ser realizado em 2026 na diocese de Sete Lagoas (MG).
De acordo com Gilberto e Sílvia, casal coordenador no Regional, o congresso atingiu todos os seus objetivos propostos e os participantes, bispos, padres, diáconos, seminaristas, casais, solteiros, viúvos, idosos, jovens e crianças, e “todo o Povo de Deus, agora motivados, retornam para suas dioceses e paróquias com muitas experiências vivenciadas tanto de testemunhos como de partilha para aplicarem em suas respectivas sedes”, afirmaram.
Clique aqui e veja as fotos do evento
Com informações de Gilberto e Sílvia
Uma resposta
Um congresso espetacular.
Momentos maravilhosos que dividiram com os participantes o acolhimento, a oração, a partilha e a celebração. Quanta gente boa, cristãos conscientes de sua fé e alegres em partilhar seus momentos de sublimação pessoal e espiritual.
Abençoados sejam aqueles que oram uns pelos outros.