Pesquisar

Diocese de Guaxupé lança o Ano Sacerdotal Diocesano 2023-2024

Na comemoração da festa da Padroeira de Guaxupé, Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro, Dom José Lanza Neto, bispo diocesano, fez o lançamento do Ano Sacerdotal Diocesano, com o tema: “Reaviva o dom de Deus que há em ti” (2Tm 1,6).

O Ano Sacerdotal Diocesano irá acontecer entre outubro de 2023 e setembro de 2024. Durante esse período, a Pastoral Presbiteral, em união com o Dom José Lanza Neto, irá desenvolver várias iniciativas com o intuito de trabalhar a vida, a vocação, a saúde física e mental dos padres que residem na Diocese de Guaxupé. Também, será realizado um intenso trabalho na propagação do dever de cada fiel rezar pelas vocações e pelos sacerdotes.

De acordo com o representante dos presbíteros, padre Luciano Campos Cabral: “Todos nós, presbíteros, juntamente com nosso bispo diocesano, participamos de modo profundo do sacerdócio e do ministério de Cristo, por isso é tão importante darmos maior atenção a quem somos, para vivermos nossa real identidade. Essa inspiração de nosso bispo vem em momento oportuno, dado à realidade tão instável e relativista que vivemos. Levar cada presbítero de nossa diocese a uma provocação verdadeiramente vocacional, sem dúvidas, fará bem não só para nós mesmo, mas para todo o povo de Deus a nós confiados”.

Entre os objetivos do Ano Sacerdotal estão: cuidar dos padres enfermos; reconhecer o trabalho dos padres eméritos e idosos; estimular as comunidades a rezar pelos padres; trabalhar a figura do pároco e suas atribuições; animar os padres em sua missão diária como líderes de comunidade; redescobrir o ardor missionário de uma Igreja em Saída; indicar caminhos e alternativas diante dos desafios da vida pastoral.

Para alcançar as metas propostas, acontecerão encontros de formação, simpósios, momentos de partilha e confraternização entre os padres, a peregrinação do quadro do Servo de Deus Dom Inácio João Dal Monte em todas as comunidades da Diocese de Guaxupé, entre outras atividades que serão divulgadas ao longo do ano.

Dom José Lanza Neto destacou em sua reflexão: “Nesta caminhada que vamos fazer no Ano Sacerdotal é uma oportunidade para irmos identificando os momentos mais significativos do nosso ministério. Nós chegamos no ministério de um jeito, depois vamos nos deparando com os desafios, com as situações duras e difíceis na missão. Mas, “mudamos para continuar os mesmos”, no sentido de não perder as motivações e os ideais do início do ministério. Fomos escolhidos pelo Senhor, recebemos uma missão que não pode ser diferente da missão de Jesus, de dureza e aridez, em muitas situações, mas é n’Ele que encontramos o sentido e as forças necessárias para irmos avante!”

No encerramento da celebração de lançamento, foi apresentado aos padres e a todo povo o logotipo que irá acompanhar o Ano Sacerdotal Diocesano. Também, foi feito o convite para a abertura em Aparecida, no dia 17 de outubro, na peregrinação do clero ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na missa às 9h, transmitida pela Tv Aparecida.

Texto: Pe. Luiz Fernando Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo