Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Arcebispo de Juiz de Fora reúne-se com integrantes do Colégio de Consultores e Conselho Presbiteral

Nessa terça-feira (15), quando a Igreja celebrou a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, o arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira, passou o dia reunido com grupos de padres que o auxiliam na condução de nossa Igreja Particular. Pela manhã, ele recebeu em sua sala, no prédio da Cúria Metropolitana, os sacerdotes que compõem o Colégio de Consultores, enquanto à tarde encontrou-se com os integrantes do Conselho Presbiteral.

Em entrevista, o Pastor Arquidiocesano explicou as diferenças entre os grupos. “O Colégio de Consultores é constituído por padres escolhidos pelo bispo para ajudá-lo sobretudo nas questões administrativas. Eles são escolhidos por um período de cinco anos e estão junto ao bispo para as definições mais importantes da diocese. No caso de transferência ou morte do bispo, esse colégio é o único que permanece com poderes, até para eleger um administrador diocesano, se for o caso. O Conselho Presbiteral tem um outro caráter: é um grupo também de ajuda de governo ao arcebispo, que se reúne periodicamente para tratar de assuntos gerais, sobretudo pastorais. Uma parte desse conselho é aleito pelo clero, alguns são escolhidos pelo bispo e alguns participam do conselho na condição de membros natos”, detalhou Dom Gil.

De acordo com o arcebispo, na primeira reunião do dia o tópico principal foi a questão financeira. “Depois da pandemia, as receitas não chegaram àquilo que era anteriormente, e as despesas cresceram. Então há um descompasso entre receitas e despesas e, por isso, nós temos que olhar medidas para sanar esse tipo de problema. Além disso, temos também provisão de paróquias, que o bispo pede sempre sugestão de um grupo e de outro”, salientou.

Já o encontro com o Conselho Presbiteral tratou da programação arquidiocesana para os próximos meses. “A revisão da preparação do segundo semestre, sobretudo no aspecto pós-sinodal, já que terminamos no ano passado, em novembro, e agora temos vários encaminhamentos. Também as ordenações sacerdotais já aprovadas pelos formadores, ordenações diaconais e a preparação para 2024, que será o ano do Centenário e será Ano Eucarístico na nossa Arquidiocese”, contou Dom Gil.

De acordo com a agenda arquidiocesana, as próximas reuniões com o Colégio de Consultores e o Conselho Presbiteral serão realizadas no dia 17 de outubro.

Leia a notícia na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo