No dia 29 de setembro, a Matriz São Miguel e Almas, localizada em Santos Dumont (MG), será elevada à condição de Santuário Arquidiocesano de Juiz de Fora. Até lá, o caminho de preparação espiritual será cumprido em um tríduo, a ser iniciado nesta quinta-feira (29): às 18h, haverá Adoração Eucarística e, às 19h, Santa Missa.
O mesmo acontecerá nos dias 29 – tradicionalmente dedicado ao padroeiro paroquial – dos meses de julho e agosto. “Em cada dia votivo nós contaremos com a presença das comunidades da nossa paróquia, das pastorais, movimentos, e também de grupos que são parceiros, já motivando, criando expectativa e gerando na cidade esse anseio rumo à festa de São Miguel”, explicou o Vigário Paroquial, Pe. Rafael Coelho do Nascimento.
De acordo com o sacerdote, já a partir deste 29 de junho, em todas as missas da paróquia será feita a oração de São Miguel Arcanjo. Além daqueles que já são devotos, a iniciativa visa a atingir o público mais jovem. “Também ensinando as novas gerações, para que toda a cidade de Santos Dumont seja beneficiada pelo seu padroeiro e muitas graças sejam alcançadas”, ressaltou Pe. Rafael.
Outra iniciativa que marcará a elevação da Matriz será o lançamento de um novo brasão, que identificará o futuro Santuário Arquidiocesano São Miguel.
Santuários arquidiocesanos
O santuário dedicado a São Miguel e Almas será o segundo instalado na Arquidiocese de Juiz de Fora por ocasião do Centenário Diocesano. O primeiro foi o Santuário Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Bairu, em Juiz de Fora, e o último será o Santuário Eucarístico. Este, que terá lugar no Cenáculo São João Evangelista, também na sede arquidiocesana, tem previsão de instalação para o início de 2024.
Além desses, nossa Igreja Particular possui outros dois santuários: o de Nossa Senhora das Mercês, em Mar de Espanha (MG), e o Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG).
Assessoria de Comunicação/Imprensa Arquidiocese de Juiz de Fora
Foto: Marcus Guerra