O Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anuncia o falecimento de Dom Paulo Sérgio Machado, Bispo Emérito da Diocese de São Carlos, ocorrido na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro. Dom Paulo Sérgio tinha 78 anos e estava internado na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio, Minas Gerais, sua cidade natal.
Biografia
Dom Paulo Sérgio Machado nasceu em Patrocínio-MG, no dia 22 de novembro de 1945, juntamente com seu irmão gêmeo, Padre Sérgio Paulo Machado. Era filho de João Olímpio Machado e Maria Rabelo.
Em 1957, iniciou sua formação religiosa no Seminário São José, em Uberaba-MG, onde concluiu o primeiro e segundo graus. Posteriormente, cursou filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guaxupé, em Minas Gerais, e teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Foi ordenado presbítero por Dom José de Almeida Batista Pereira, Bispo de Guaxupé, em 8 de abril de 1972, em Coromandel-MG.
Presbiterato e episcopado
Durante o presbiterato, Dom Paulo Sérgio Machado atuou também no magistério, sendo professor de latim, teologia pastoral e teologia fundamental em instituições religiosas e de ensino superior. Ele também foi Secretário da Educação no município de Coromandel-MG. Especializou-se em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Dom Paulo Sérgio foi nomeado bispo da Diocese de Ituiutaba em 26 de julho de 1989, adotando como lema episcopal “Opus Solidarietatis Pax” (A Paz é fruto da Solidariedade). Sua sagração episcopal ocorreu em 24 de setembro de 1989, pelas mãos do então núncio apostólico Dom Carlo Furno. Em 22 de novembro de 2006, foi eleito o sexto bispo da Diocese de São Carlos, São Paulo, pelo Papa Bento XVI, onde permaneceu até se tornar Bispo Emérito.
“A morada que nos espera é o Paraíso. Somos feitos para a vida eterna, para viver para sempre.”
(Papa Francisco)