“Expressar e escutar: Juntos Construir Novos Caminhos”, este foi o tema do Encontro da Pastoral do Menor e entidades inscritas no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), realizado pela Arquidiocese de Montes Claros, no dia 27 de julho.
O encontro foi organizado pela Pastoral do Menor arquidiocesana, participaram do evento representantes das paróquias e de algumas entidades inscritas no CMDCA. Ao todo foram 37 inscritos. O encontro foi sediado na Paróquia São João Batista, bairro Alto São João – Montes Claros/MG.
O evento foi assessorado pelo Pe. Dario Chaves Pereira, assessor Eclesiástico da Pastoral do Menor no Regional Leste II da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e pela coordenadora da Pastoral do Menor do Regional Leste II, Alessandra Cristina de Castro.
Além de abordar a realidade dos serviços voltados para as crianças e adolescentes, também foi eleita, no encontro, a nova coordenação arquidiocesana da Pastoral do Menor, que será apresentada posteriormente.
Pastoral do Menor
A Pastoral do Menor tem como missão promover e defender a vida das crianças e dos adolescentes em vulnerabilidade social e em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais.
Os primeiros passos para o surgimento da Pastoral do Menor, no Brasil, foram dados na década de 1970. Nas últimas décadas, a Pastoral veio crescendo pelos regionais, dioceses, paróquias e comunidades. Hoje ela está presente nas cinco regiões do Brasil, distribuídos em mais de 13 regionais.
A Pastoral do Menor quer trazer sempre viva a proposta da mística evangélica de acolhida aos pequenos: “Quem acolhe o menor, a mim acolhe” (Mc 9,37), compreendendo “menor” como aquela criança e adolescente esquecido, rejeitado e excluído dentre todos.
Texto e Fotos: Pastoral do Menor da Arquidiocese de Montes Claros
Uma resposta
Realmente um trabalho que vem a cada dia dando frutos pois reúne duas frentes imprescindíveis a Fé ea Ação
Deus Proteja o Padre Dario e todos que se Doam neste Trabalho Lindíssimo