Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Comissão de Ecumenismo do Leste 2 participa de encontro nacional do GREDIRE

A Comissão de Ecumenismo do Regional Leste 2 esteve representada no Encontro Nacional de Formação e Convivência Ecumênica do Grupo de Reflexão sobre Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (GREDIRE) da CNBB, realizado de 12 a 14 de setembro, em Jundiaí (SP), na Casa de Retiro Nossa Senhora do Bom Conselho, das Irmãs Agostinianas. Participaram o Pe. Gustavo Mendes, da Diocese de Governador Valadares e assessor eclesiástico da Comissão, e o Diác. Amauri Moura, da Arquidiocese de Belo Horizonte e coordenador da Comissão.

As formações, de grande profundidade teológica e pastoral, tiveram como temas centrais:“Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso nos dias atuais”, com assessoria do Pe. Elias Wolff, e “Os 60 anos da Declaração Nostrae Aetate: fundamentos e caminhos para o Diálogo Inter-religioso”, com assessoria do Pe. José Antônio Boareto.

O encontro foi marcado por momentos significativos de vivência ecumênica com irmãos e irmãs da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB)e da Igreja Presbiteriana Independente (IPI), além de experiências de convivência inter-religiosa com membros da Família Abraâmica de São Paulo.

Nos encaminhamentos, definiram-se as datas dos encontros do GREDIRE para 2026, bem como a elaboração de cartilhas e documentos orientadores para a implantação das Comissões Diocesanas de Ecumenismo e de um catálogo de iniciativas ecumênicas e inter-religiosas já em andamento. Houve ainda destaque para a articulação da dimensão ecumênica junto a outras linhas pastorais, como a Catequese e a Pastoral Familiar, apresentadas por nosso assessor, Pe. Gustavo Mendes.

A participação significativa de Dom Teodoro Mendes Tavares, presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, trouxe inspiração e fortalecimento à caminhada. O bispo ressaltou o desejo de que todos perseverem nas práticas de ecumenismo e diálogo, de modo a construir um mundo mais fraterno. Sublinhou ainda que, em um contexto de polarizações e guerras, a Igreja é chamada a ser ponte de unidade e colaboradora na edificação de um mundo melhor.

Assim, o encontro reafirmou o compromisso da Igreja no Brasil com o testemunho de unidade, o fortalecimento do diálogo e a promoção de uma cultura de paz, em fidelidade ao Evangelho e em sintonia com os desafios contemporâneos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
Últimas Notícias
Artigos
Acessar o conteúdo