A Diocese de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, realizou nos dias 25 e 26 de outubro a sua XI Assembleia Diocesana de Pastoral, com a participação de todo o clero, religiosos, religiosas, seminaristas, representantes de todas as paróquias da Diocese e alguns convidados especiais como observadores.


Todos os participantes estavam atentos ao que o Espírito Santo diz à Igreja de Araçuaí neste momento da História, procurando ler os sinais dos tempos. O tema escolhido foi: Igreja peregrina na Esperança – alargar a tenda, no esforço da comunhão, com o compromisso da Participação, no horizonte da Missão. O lema proposto foi: “Alarga o espaço de tua tenda”, de acordo com a profecia de Is 54,2.
Desde a Pré-Assembleia, realizada em 28 de junho, as comunidades se prepararam à luz do Instrumento de Trabalho para melhor participação na Assembleia Diocesana, o que foi constatado na Assembleia, pelo alto nível da participação de todo o povo de Deus que representou suas paróquias e mais de 900 comunidades urbanas e rurais.
As tendas alargadas estavam aguardando os participantes, no pátio do Centro Diocesano, com acolhida calorosa. Toda a Assembleia foi marcada por forte espiritualidade, através de vários momentos de mística preparados pelas cinco regiões pastorais da Diocese. Duas celebrações eucarísticas aconteceram durante o evento, uma na noite de sábado e outra no encerramento, sempre na Igreja Catedral.
Outra marca desta Assembleia Diocesana foi a noite cultural, após a missa de sábado, sob as tendas armadas no Centro Diocesano. Houve a apresentação de dois corais: Trovadores do Vale e Nossa Senhora do Rosário, além dos seminaristas da Diocese. Foi um lindo momento de arte e cultura, apresentando as riquezas da música e da dança, recolhidas na história do Vale do Jequitinhonha.


Os grupos e as plenárias aprofundaram as temáticas, a partir da realidade, iluminada pela Palavra de Deus, pelas conclusões do Sínodo sobre a Sinodalidade, os acenos do novo pontificado de Leão XIV e do Instrumento de Trabalho para a elaboração das Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Várias propostas concretas de ação pastoral-missionária foram apresentadas para o agir das paróquias, regiões pastorais e diocese.
A Assembleia tomou a decisão de não elaborar ainda o Plano Diocesano de Pastoral, mas um Documento de Síntese da XI Assembleia Geral. Os trabalhos vão prosseguir e, no segundo semestre do próximo ano, quando acontecerá a Pós-Assembleia, será definido o XI Plano Diocesano de Pastoral.
Dom Geraldo Maia, assim se pronunciou sobre a Assembleia, na homilia da Missa de encerramento: “Até aqui o Senhor nos ajudou (cf. 1Sam 7,12). Peregrinamos na esperança de que Ele continua a caminhar conosco, fortalecendo-nos com seu Divino Espírito, para colocarmos em prática as grandes sementes lançadas nesta Assembleia Diocesana de Pastoral. Seja a nossa ação pastoral-missionária fermento na massa, a serviço do povo de Deus confiado a nossos cuidados! Recorremos à Senhora da Lapa, Padroeira de nossa Diocese e Defensora de nossos Vales. Que ela nos inspire a fortalecer a profecia, reconhecendo os grandes feitos de Deus na História, colocando-nos a serviço do Reino, no seguindo de Jesus Cristo, como testemunhas do Evangelho, na potência do Divino Espírito Santo”.




