A Diocese de Araçuaí, localizada no norte de Minas Gerais, deu início à Campanha da Fraternidade com uma celebração especial, realizada neste Primeiro Domingo da Quaresma. A missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Geraldo dos Reis Maia, na Chapada do Lagoão, uma Área de Preservação Ambiental que corre o risco de redução devido a um projeto de lei da Prefeitura Municipal, atualmente em tramitação na Câmara de Vereadores.
Logo pela manhã, fiéis acolheram a imagem de Nossa Senhora da Lapa, padroeira diocesana, conduzida por Dom Geraldo. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, onde o bispo alertou sobre as tentações do mundo moderno, enraizadas na ganância. “Compreendemos também que, diminuindo a extensão desta APA, podemos deixar a região vulnerável a empresas predatórias do meio ambiente. Essas empresas estão à espreita e vão interferir nestes biomas, trazendo consequências muito mais drásticas do que as que já estamos enfrentando”, afirmou.
Após a celebração, foram distribuídas mudas de árvores nativas e frutíferas para as famílias presentes. Como gesto simbólico, Dom Geraldo plantou uma árvore, acompanhado por uma líder indígena e um representante quilombola. O encontro seguiu com um lanche partilhado e, ao final, os participantes se dirigiram à grande lagoa para um abraço simbólico, demonstrando apoio à preservação dessa importante área de transição entre o Cerrado e a Caatinga.
A celebração contou com a presença de representantes de várias paróquias e comunidades de Araçuaí e região, além de membros de comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas. Todos manifestaram sua preocupação com a redução da Área de Preservação Ambiental, reconhecendo sua importância para a biodiversidade local e regional. “Tudo está interligado”, enfatizou Dom Geraldo, citando os ensinamentos do Papa Francisco sobre a responsabilidade na defesa do meio ambiente.
Texto e Fotos: Dom Geraldo dos Reis Maia






