Na terça-feira, 25 de fevereiro, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia de Dom Antônio Augusto Dias Duarte e a solicitação do Cardeal Orani João Tempesta, OCist, nomeando três novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Entre os nomeados está Monsenhor Hiansen Vieira Franco, que pertence ao clero da Diocese de Guaxupé e foi conferido a sede titular de “Tigava”.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação aos nomeados e agradecimento a dom Antônio Augusto Dias Duarte.
Saudação da CNBB aos nomeados
Foi com alegria e satisfação que recebemos a notícia da nomeação dos irmãos padres Hiansen Vieira Franco, Joselito Ramalho Nogueira e José Maria Pereira como bispos auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Com alegria acolhemos os irmãos no episcopado brasileiro.
Tendo celebrado no último sábado, 22/2, a Cátedra de São Pedro, Apóstolo, recordamos, por ocasião da nomeação dos irmãos, a “Lumen Gentium” e o que ela define sobre a missão dos bispos: “ensinar, santificar e governar o povo de Deus”.
Confiamos a vida e o novo ministério dos irmãos aos cuidados de São Sebastião do Rio de Janeiro na certeza da Esperança que nunca decepciona anunciada pelo Ano Jubilar.
Em Cristo,
Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB
Monsenhor Hiansen nasceu em 21 de maio de 1971, na cidade de Campestre, na Diocese de Guaxupé, Minas Gerais. Completou seus estudos fundamentais e médios em sua cidade natal e em Aparecida (SP), sob a orientação dos missionários Redentoristas, ingressando no seminário em 10 de fevereiro de 1989.
Ele cursou Filosofia na Universidade São Francisco, em São Paulo (SP), onde obteve o grau de licenciatura plena. Os estudos teológicos foram realizados no Instituto Teológico Interdiocesano São José, em Pouso Alegre (MG), onde obteve o bacharelado, já como seminarista diocesano. Posteriormente, Hiansen fez mestrado e doutorado em História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde residiu de 2008 a 2014.
Foi ordenado diácono em 26 de abril de 2003, na catedral diocesana de Guaxupé, por Dom José Geraldo Oliveira do Valle, CSS. A ordenação presbiteral ocorreu em 3 de janeiro de 2004, na cidade de Campestre, onde se incardinar na Diocese de Guaxupé. Desde então, ocupou diversas funções, incluindo vigário na Paróquia de São Sebastião, em Alpinópolis (2004); administrador da Paróquia de São Sebastião, em Areado (2004-2005); reitor do seminário diocesano Santo Antônio, em Pouso Alegre (2005-2008); vigário na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, em Campestre (2005-2008); pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Poços de Caldas (2015-2018); e pároco da Paróquia São Domingos, em Poços de Caldas (2018-2023). Também atuou como professor de História da Igreja e Patrologia no Instituto Teológico São José (atualmente Faculdade Católica), em Pouso Alegre.
Atualmente, Monsenhor Hiansen é reitor do seminário diocesano Santo Antônio, vice-diretor da Faculdade Católica de Pouso Alegre e vigário colaborador da Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio, em Machado, onde trabalha nos finais de semana. Ele continua a lecionar História da Igreja e Patrologia na faculdade.
A nomeação de Monsenhor Hiansen representa uma importante contribuição à Arquidiocese do Rio de Janeiro, trazendo sua vasta experiência pastoral e acadêmica para servir à comunidade.