Estão abertas as inscrições para a pós-graduação lato sensu em Conservação Preventiva de Bens Culturais Móveis Eclesiásticos da PUC Minas. O curso, que visa capacitar profissionais para a conservação preventiva de bens culturais da Igreja, será ofertado na modalidade híbrida, com aulas a distância no decorrer do ano e dois encontros presenciais em julho e dezembro de 2025.
Como parte do compromisso com a preservação do patrimônio eclesiástico, a PUC Minas oferece 50% de desconto para presbíteros, religiosos e funcionários registrados em paróquias e dioceses.
Sobre o curso
Criada em 2019, a pós-graduação em Conservação Preventiva de Bens Culturais Móveis Eclesiásticos faz parte dos esforços da PUC Minas em atender aos crescentes desafios para a proteção e gestão de riscos do patrimônio cultural sob a guarda das instituições católicas e das demais instituições de guarda.
A especialização promove o acesso ao conhecimento e aprofundamento das novas tecnologias da ciência do patrimônio. Os profissionais serão capacitados em processos de manutenção, higienização e acondicionamento adequado dos bens da Igreja, além de desenvolverem habilidades para avaliação de risco, diagnósticos e projetos de conservação preventiva e emergencial.
A necessidade de preservação dos bens culturais da Igreja e da comunidade foi expressa pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2017 foi criada a Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais, com o objetivo de “fomentar o cuidado com o patrimônio material e imaterial da Igreja no Brasil, em diálogo com os órgãos governamentais e eclesiais especializados”, conforme documento aprovado na 55ª Assembleia Geral da CNBB.
Coordenado pelos professores Dr. Aurino José Góis e Dr. Dener Antônio Chaves, o curso é composto por professores mestres e doutores de diversas áreas do patrimônio cultural. E abre um espaço de ensino, pesquisa e capacitação em conservação para profissionais de diversas áreas, como Teologia, Filosofia, Artes Visuais, Arquitetura, História, Turismo, Educação, Urbanismo, Conservação-Restauração, entre outras. Destina-se também a profissionais que atuam no setor de patrimônio cultural, incluindo aqueles de museus, arquivos públicos e privados, bibliotecas, secretarias de cultura e ONGs.
Mais Informações: Para mais detalhes sobre o curso e inscrições, CLIQUE AQUI