Isabel Cristina Mrad Campos nasceu em 29 de julho de 1962, na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. Em 1982, aos 20 anos, mudou-se para Juiz de Fora, também em Minas Gerais, com o objetivo de se preparar para o vestibular de medicina. No entanto, em 1º de setembro daquele ano, Isabel Cristina foi vítima de uma tentativa de violência sexual. Ao resistir ao agressor, acabou sendo assassinada.
A forma como Isabel Cristina defendeu seus valores de castidade e viveu sua fé levou à abertura de seu processo de beatificação em 26 de janeiro de 2001, na cidade de Barbacena. Esse processo foi encerrado em âmbito arquidiocesano em 1º de setembro de 2009.
Em 27 de outubro de 2020, o Papa Francisco reconheceu o martírio de Isabel Cristina. No dia 10 de dezembro de 2022, ela foi proclamada beata em uma cerimônia realizada no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, em Barbacena. A celebração foi presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.
A Arquidiocese de Mariana comemora, pelo segundo ano consecutivo, a festa em honra à Beata Isabel Cristina. Com o lema “Ser Cristão é viver a vocação à Santidade”, as celebrações acontecerão na cidade de Barbacena entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro, data do martírio da jovem mineira.
A festa litúrgica da Beata Isabel Cristina é celebrada no dia 1º de setembro, data em que ela sofreu o martírio.
Texto: Adaptado Arquidiocese de Mariana
Foto: Arquivo da Arquidiocese de Mariana