No dia 22 de junho, a Paróquia São Sebastião do Santíssimo Sacramento, na Capela de São Pedro, localizada no Distrito de São Pedro do Avaí em Manhuaçu, sediou a formação da Província Eclesiástica de Mariana que contou com a presença de mais de 50 agentes da Pastoral Familiar das Dioceses de Caratinga, Governador Valadares, Itabira-Coronel Fabriciano e a Arquidiocese de Mariana.
O casal Coordenador da Província, Silvana e Ricardo, deu as boas-vindas aos participantes, dando início ao encontro. Em seguida, o Pároco da Paróquia, Padre Paulo Alexandre Gonçalves, partilhou a reflexão do evangelho do dia, enquanto o casal José Lúcio e Lili conduziram um momento de oração.
O Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Caratinga, Padre Leonardo, abordou o Documento “Fiducia Supplicans” que trata das bênçãos canônicas, dentro da proposta do tema do encontro, que foi o Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar.
A psicóloga Juliana conduziu um momento de aprendizado sobre os quatro níveis de comunicação, visando auxiliar os agentes a compreenderem melhor como se aproximar das famílias em luto, iluminados pela Palavra de Deus. A atividade concluiu com uma dinâmica de partilha importante.
O casal Gilberto e Sílvia, coordenadores do Regional Leste 2, apresentou o tema: Conhecendo o Setor Casos Especiais e suas diversas atuações, explicando como desenvolver um trabalho comunitário eclesial que atenda às necessidades das famílias em situações especiais. O trabalho em grupo auxiliou na conclusão e na identificação dessas situações que afligem as famílias.
O encontro foi encerrado com a apresentação dos trabalhos dos grupos. Os coordenadores das (Arqui)Dioceses presentes foram apresentados, e foi anunciada a nova Coordenação da Província Mariana, que agora será conduzida pela Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.
Por: Gilberto e Sílvia – Pastoral Familiar do Regional Leste 2
Uma resposta
1 poderia ter mais participação principalmente da paróquia na é realizado a assembleia
2 ter mais formação de argenres
3 todos os argentinos ter formação do inapaf