Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Curso de Media Training e Estratégias de Comunicação em Situações de Crise é Realizado em Brasília organizado pelo Celam

Nesta semana, um grupo composto por bispos, padres, religiosos e leigos está reunido em Brasília (DF) para participar do curso “Media Training e Estratégias de Comunicação em Situações de Crise”. O evento é organizado pelo Centro de Formação Pastoral do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), em parceria com a Arquidiocese de Brasília, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Universidade Católica de Brasília, a Rede Canção Nova e o Núcleo Lux Mundi. Entre os participantes está o Secretário Executivo do Regional Leste 2, Pe. Rodrigo Souza da Silva.

O curso, que acontece na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, teve início na segunda-feira, dia 10, e prossegue até a próxima sexta-feira, 14. Os participantes, provenientes de várias regiões do Brasil, estão imersos em um programa que inclui conferências, consultorias individuais e estudos de técnicas de media training. O objetivo principal é capacitar os membros da Igreja para conduzir mensagens positivas e preventivas durante situações de crise.

Esta edição do curso em Brasília é a segunda realizada pelo Celam, seguindo a primeira que ocorreu em maio no Panamá, e que contou com a presença de participantes de vários países da América Latina e do Caribe, incluindo México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Cuba, República Dominicana e Porto Rico.

Padre Fabio Antunes do Nascimento, diretor do Centro de Formação Pastoral Cebitepal do Celam, destacou a importância de criar uma “cultura do cuidado e boas práticas” dentro da Igreja. Segundo ele, a prevenção deve ser a principal preocupação e é essencial estabelecer uma relação positiva com os meios de comunicação para responder de forma clara e objetiva em situações de crise.

Eliane De Carli, diretora do Núcleo Lux Mundi, também contribuiu para a formação e enfatizou que a maneira como os casos são abordados do ponto de vista da comunicação pode apoiar o processo de cura ou causar danos adicionais às vítimas de abuso. Ela citou uma obra da Comissão Pontifícia de Tutela de Menores, ressaltando a importância da transparência e responsabilização na gestão de crises e na reparação da confiança organizacional.

O media training, prática abordada no curso, visa preparar os participantes para lidar de forma eficaz com a mídia, desenvolvendo habilidades de comunicação sólidas, transmitindo mensagens claras e enfrentando com confiança diversas situações midiáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo