Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Monsenhor Geraldo dos Reis Maia nomeado Bispo de Araçuaí

O Papa Francisco acolheu, nesta terça-feira, 30 de abril, o pedido de renúncia apresentado por Dom Esmeraldo Barreto de Farias ao governo pastoral da Diocese de Araçuaí (MG). Foi nomeado como novo Bispo o Monsenhor Geraldo dos Reis Maia, atualmente reitor do Seminário Propedêutico de Uberaba (MG) e ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo Bispo, Monsenhor Geraldo dos Reis Maia

Estimado irmão, Monsenhor Geraldo dos Reis Maia,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Araçuaí, em Minas Gerais, e manifesta gratidão ao Santo Padre, o Papa Francisco, em continuar a oferecer pastores para o rebanho das Igrejas Particulares de nosso país.

Tendo contribuído em diversas funções na Arquidiocese de Uberaba, o irmão que agora será um membro da Conferência Episcopal pôde também colaborar no serviço a toda a Igreja no Brasil, quando esteve como reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Agora, o senhor é chamado a dar novo passo na doação à Igreja, por meio do ministério episcopal.

Possa o exemplo de São Pio V, de quem a Igreja faz memória hoje, ser inspirador, especialmente no sentido de fazer escolhas corajosas tendo como pedra angular a fé e a verdade.

Nossa Senhora da Lapa, padroeira da Diocese de Araçuaí, seja guia e intercessora nesta nova missão.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia – GO
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife – PE
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB

Monsenhor Geraldo dos Reis Maia nasceu no dia 3 de maio de 1964, no Distrito de Babilônia, no município de Delfinópolis (MG). Na então Diocese de Uberaba (MG), foi ordenado diácono em 6 de agosto de 1988 e presbítero no dia 8 de dezembro do mesmo ano, por dom Benedito de Ulhôa Vieira.

Na sua formação, tem doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma e mestrado pela Faculdade Jesuíta (Faje) de Belo Horizonte.

Atualmente, é administrador paroquial da Paróquia de São José na cidade de Uberaba; diretor do Curso Propedêutico; membro do Conselho de Formadores, do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores; assessor do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas e da Escola de Fé e Cidadania, na arquidiocese de Uberaba.
Como atividades pastorais, na arquidiocese de Uberaba, padre Geraldo Maia foi pároco nas seguintes paróquias: São Sebastião (Pedrinópolis), Santa Teresinha (Uberaba), Imaculada Conceição (Conceição das Alagoas) e Santíssimo Sacramento (Uberaba). Também atuou como vigário paroquial em São Domingos e como Reitor do Santuário da Medalha Milagrosa.

Foi diretor da Comunidade Vocacional Santa Teresinha, fundador e diretor do Curso Propedêutico; assessor da Escola de Teologia para Leigos/as, da Pastoral Familiar, da Escola de Fé e Política “Mons. Juvenal Arduini”, do Núcleo de CEB’s e da 6º Semana Social Brasileira. Atuou como reitor do Seminário São José por dois periodos; foi diretor do Instituto de Teologia; professor de Teologia; professor nas Faculdades Arnaldo (Belo Horizonte). É membro fundador da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB). De 2014 a 2020, esteve a serviço da Igreja no Brasil como reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

Fonte: CNBB

0 resposta

  1. O Cimi Regional Leste recebe com alegria e entusiasmo a noticia da nomeação do novo Bispo de Araçuaí, o Monsenhor Geraldo dos Reis Maia, desejando-lhe muita perseverança para a nova Missão a ele designada. Em tempo que agradecemos profundamente a dedicação e o serviço de Dom Esmeraldo Barreto, enquanto esteve a frente desta importante Diocese.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo