Pesquisar

Basílica São José Operário em Barbacena celebra ordenação histórica de Dom Danival, o mais jovem bispo do Brasil, como Bispo Auxiliar de Goiânia

Na manhã do último sábado, 6 de abril, a Basílica São José Operário, em Barbacena (MG), aconteceu um momento histórico para a Igreja Católica no Brasil. Monsenhor Danival Milagres Coelho foi ordenado como bispo, tornando-se o sétimo bispo filho da Arquidiocese de Mariana a ser ordenado desde 2012. Com apenas 40 anos de idade, Dom Danival é agora o prelado mais jovem do episcopado brasileiro e assumirá seu ministério como Bispo Auxiliar de Goiânia (GO).

A celebração solene foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva. O rito de ordenação teve início após a proclamação do Evangelho, com Monsenhor Danival sendo conduzido à presença do bispo ordenante pelos presbíteros assistentes, os Monsenhores Celso Murilo Sousa Reis e José Maria Pereira. Os prelados consagrantes foram o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, e o Bispo Diocesano de União da Vitória, Dom Walter Jorge Pinto.

Durante a homilia, Dom Justino refletiu sobre o lema episcopal escolhido por Dom Danival: “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9), destacando a importância de permanecer no amor de Deus como meta de vida para todos os discípulos.

Após os ritos de ordenação, Dom Danival recebeu as insígnias episcopais: anel, mitra e báculo, e foi saudado pelos presentes, sendo aclamado como bispo. A celebração seguiu conforme a liturgia, culminando com o novo prelado concedendo sua primeira bênção aos fiéis durante o canto do Te Deum.

A celebração reuniu uma multidão de fiéis, representando diversas regiões da Arquidiocese de Mariana e outras dioceses do Brasil. A ordenação de Dom Danival marca um momento de grande importância para a Igreja Católica no Brasil, representando um novo capítulo na sua história e missão.

Adaptado: Arquidiocese de Mariana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo