Pesquisar

Quaresma e Amizade Social

A partir de Quarta-feira de Cinzas, a Igreja vai nos ajudar a fazermos um caminho místico na vivência do tempo litúrgico da Quaresma. Trata-se de um tempo muito especial e propício para trabalharmos, com mais intensidade, contra todas as situações de pecado que tendem entranhar em nossas vidas, nos desviando do caminho desejado por Deus e concretizado de maneira especial na pessoa do seu filho Jesus. É um tempo de reflexão que deve nos levar ao entendimento de que não estamos sozinhos, neste mundo, mas caminhamos juntos e, cada um têm o seu valor.

Neste tempo de Quaresma a Igreja nos convida a rever algumas práticas, dentre elas: a nossa vida de oração, a nossa capacidade de superação dos nossos desejos através da prática fervorosa do jejum, da penitência e da esmola que podemos traduzir, com tranquilidade, para a virtude da caridade, que é o olhar para o irmão.

Ao receber as cinzas, nós sinalizamos que estamos abertos a compreender a fugacidade da vida, que só tem sentido no seu Criador. A Quaresma se torna para nós um caminho espiritual de preparação para a Páscoa, pois no final deste tempo renovador brilhará para nós a luz da vitória, na ressurreição de Jesus, o filho de Deus.

Quaresma não é uma atitude individualista, ou intimista, mas é uma atitude comunitária. Quem entendeu muito bem esta realidade foi dom Eugênio Sales que no ano de 1962, na Arquidiocese de Natal (RN), deu início à Campanha da Fraternidade, no território em que ele pastoreava. Mas foi no ano de 1964 que Dom Hélder Câmara com a aprovação dos Bispos, a implantou em nível nacional. Iniciou-se um caminho gerando um ambiente quaresmal que pudesse alcançar o coração de todos os cristãos levando-os ao coração do Evangelho.

Há uma tendência muito grande em todos nós de nos fecharmos. Esse fechamento tem sinais desde o princípio nos conflitos elucidados pelas Sagradas Escrituras, mas não é este o desejo de Deus, pois ele deseja uma humanidade aberta em que todos possam se amar.

Cada ser humano que está neste mundo tem o seu valor. Numa sociedade em que tudo se torna descartável, é dolorido perceber que muitas pessoas são descartadas por qualquer motivo. Qual é o valor do ser humano para Deus e para nós? Para Deus o ser humano tem o valor de filho, por isso é herdeiro e habitado pelo seu imenso amor, a ponto mesmo de ser salvo pelo derramamento do sangue do seu Filho Jesus. Para nós, perdidos nas pequenas experiências de nossas vidas, corremos o risco de nos fecharmos valorizando apenas a nós mesmos.

Por isso, neste ano de 2024, a Igreja que já vem ha 60 anos, celebrando a Campanha da Fraternidade, traz o tema da Fraternidade e Amizade Social iluminado pelo lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).

É um tema profundamente necessário e importante para ser trabalhado e vivenciado não só na Quaresma, mas ao longo do ano. Esta campanha mantém uma abertura para o infinito, onde todos são chamados a viverem numa comunhão profunda entre si e com a Trindade Santa.

Entremos, com amor no tempo quaresmal procurando o vivenciar na prática do jejum, da esmola, da oração e da amizade social, pois quando se refere a amizade social se refere de maneira especial ao amor desejoso de abraçar a todos, comunicar, ir além das fronteiras, romper os isolamentos, viver a vocação para formar uma comunidade feita de irmãos, alargar o coração e o círculo das amizades fazendo com que o amor esteja presente em todas as relações sociais.

O ponto de partida para vivência deste tema dentro da Campanha da Fraternidade e da Quaresma é: O quanto vale um ser humano? Para Deus ele tem um valor infinito e, para nós?

Na vivência deste tema vamos descobrir a beleza de sermos criados por Deus, o quanto ele nos ama e onde a criação está ferida e precisa ser curada. A Quaresma e a Campanha da Fraternidade nos levem a vivermos uma experiência profunda de amor, compromisso, justiça e paz.

Dom Messias dos Reis Silveira
Bispo diocesano de Teófilo Otoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo