Pesquisar

Dom José Alberto Moura irá lançar livro sobre São Gaspar Bertoni

Com o intuito de tornar a vida e a espiritualidade de São Gaspar Bertoni mais conhecidas pelos leigos e leigas, o arcebispo emérito, Dom José Alberto Moura, CSS, está lançando na arquidiocese de Montes Claros o livro “O Espírito Santo no carisma de São Gaspar Bertoni”.

Dom José Alberto foi ordenado presbítero pela congregação fundada por São Gaspar Bertoni, os Estigmatinos, e sua obra é uma revisão de sua tese de doutorado, publicada em Roma no ano de 1988, quando ele era Superior Geral da Congregação.

A ideia de lançar a tese como um livro partiu do padre Adriano José dos Santos, superior provincial da Congregação dos Estigmatinos. Em diálogo com Dom José Alberto, o arcebispo aceitou imediatamente fazer a revisão do texto para ser publicado.

No livro, o autor relata momentos importantes na vida de São Gaspar, desde a infância até as dificuldades vividas em família, sua ordenação presbiteral e a fundação da Congregação dos Sagrados Estigmas. Composta por nove capítulos, a obra adentra nos momentos de oração, discernimento e ação apostólica de São Gaspar Bertoni. Mais do que um relato histórico, o livro atualiza a experiência vocacional vivida pelo fundador. Para dom José Alberto, esse chamado é sempre progressivo e desafiador. “Deus vai chamando, através de sua história pessoal e relacional, e ele vai correspondendo, sempre à luz da fé”.

São Gaspar Bertoni não hesitou em corresponder ao chamado de Deus, certo de que a força do Espírito Santo o sustentava. Dom José Alberto relata que o fundador tinha consciência da necessidade de cooperar diretamente e conscientemente com os planos de Deus, “pois está convencido de que Deus age, mas quer ver também o nosso esforço com sua ação. E este mesmo esforço, porém, é ineficaz sem a ajuda do Espírito Bom”.

O livro do arcebispo emérito de Montes Claros, “O Espírito Santo no carisma de São Gaspar Bertoni”, será lançado no dia 01 de fevereiro de 2024, no Centro Paroquial São João Paulo II da Catedral Metropolitana de Montes Claros, na Praça Pio XII, 109, Centro em Montes Claros (MG), às 20h.

Mais informações pelo telefone/WhatsApp (38) 98423-8384.

Comunicação da arquidiocese de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo