Pesquisar

Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) se reúne em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul

Acontece de 8 a 11 de janeiro, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, a reunião da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), instituição que compõe a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante o encontro, a presidência da CNP, regimentalmente, presta conta das atividades e da parte administrativa da Comissão. Acompanham o encontro o bispo de Caçador (SC) e referencial da CNP, dom Cleocir Bonetti, e o padre Guilherme Maia Junior, assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB.

O presidente da CNP, padre Andre Luís do Vale, explicou que a Comissão está reunida juntamente com o presidente de cada regional do Brasil e também com dois membros do Conselho Fiscal:

“Nessa semana, na nossa reunião, além de preparar todo o Encontro Nacional de Presbíteros, também vamos fazer uma Assembleia com prestação de contas da nossa Comissão, então é um encontro, uma reunião bem importante, seja do ponto de vista da preparação para o Encontro Nacional de Presbíteros, que realmente é de grande envergadura para a nossa Comissão, para os presbíteros e também a parte da prestação de conta e da convivência e da oração em comum”.

Nesse ano, a CNP se prepara para a realização no 19º Encontro Nacional de Presbíteros, que ocorrerá nos dias 24 a 30 de abril, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Com o tema “Presbíteros Testemunhas de Esperança”, a iniciativa possibilita aos representantes do clero dos regionais e dioceses, momentos de formação, reflexão, espiritualidade, fraternidade e construção de ações que dinamizem a pastoral presbiteral nos presbitérios.

Dom Cleocir, bispo referencial da CNP, salientou a importância da reunião realizada pela Comissão. Para ele, o momento é de alegria, partilha, confraternização e reflexão.

“Padres de diversos lugares representando seus regionais, vem, falam, partilham suas dificuldades e alegrias, então nos sentimos em profunda unidade, comunhão e sintonia, um caminho sinodal da Comissão Nacional de Presbíteros”, diz.

“Com toda certeza é sempre o momento de olharmos para a frente. Temos problemas, dificuldades, desafios, sim, mas nós queremos olhar para a frente, superarmos as dificuldades que temos, os problemas e as dificuldades que passamos sempre buscando caminharmos juntos. Esse é o grande pedido que o Papa Francisco nos faz também, então nada melhor do que nós nos reunirmos, nos encontrarmos, para entre nós nos animarmos, nos fortalecermos e olharmos, como dizia, para a frente, até porque o tema central do Encontro Nacional de Presbíteros, em Aparecida, é Testemunhas da Esperança. E é isso que nós queremos ser como presbíteros no Brasil: Testemunhas da Esperança, embasados na grande esperança que é Jesus Cristo”, finalizou.

CNBB Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo