Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) se reúne em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul

Acontece de 8 a 11 de janeiro, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, a reunião da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), instituição que compõe a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante o encontro, a presidência da CNP, regimentalmente, presta conta das atividades e da parte administrativa da Comissão. Acompanham o encontro o bispo de Caçador (SC) e referencial da CNP, dom Cleocir Bonetti, e o padre Guilherme Maia Junior, assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB.

O presidente da CNP, padre Andre Luís do Vale, explicou que a Comissão está reunida juntamente com o presidente de cada regional do Brasil e também com dois membros do Conselho Fiscal:

“Nessa semana, na nossa reunião, além de preparar todo o Encontro Nacional de Presbíteros, também vamos fazer uma Assembleia com prestação de contas da nossa Comissão, então é um encontro, uma reunião bem importante, seja do ponto de vista da preparação para o Encontro Nacional de Presbíteros, que realmente é de grande envergadura para a nossa Comissão, para os presbíteros e também a parte da prestação de conta e da convivência e da oração em comum”.

Nesse ano, a CNP se prepara para a realização no 19º Encontro Nacional de Presbíteros, que ocorrerá nos dias 24 a 30 de abril, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Com o tema “Presbíteros Testemunhas de Esperança”, a iniciativa possibilita aos representantes do clero dos regionais e dioceses, momentos de formação, reflexão, espiritualidade, fraternidade e construção de ações que dinamizem a pastoral presbiteral nos presbitérios.

Dom Cleocir, bispo referencial da CNP, salientou a importância da reunião realizada pela Comissão. Para ele, o momento é de alegria, partilha, confraternização e reflexão.

“Padres de diversos lugares representando seus regionais, vem, falam, partilham suas dificuldades e alegrias, então nos sentimos em profunda unidade, comunhão e sintonia, um caminho sinodal da Comissão Nacional de Presbíteros”, diz.

“Com toda certeza é sempre o momento de olharmos para a frente. Temos problemas, dificuldades, desafios, sim, mas nós queremos olhar para a frente, superarmos as dificuldades que temos, os problemas e as dificuldades que passamos sempre buscando caminharmos juntos. Esse é o grande pedido que o Papa Francisco nos faz também, então nada melhor do que nós nos reunirmos, nos encontrarmos, para entre nós nos animarmos, nos fortalecermos e olharmos, como dizia, para a frente, até porque o tema central do Encontro Nacional de Presbíteros, em Aparecida, é Testemunhas da Esperança. E é isso que nós queremos ser como presbíteros no Brasil: Testemunhas da Esperança, embasados na grande esperança que é Jesus Cristo”, finalizou.

CNBB Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo