Pesquisar

Arcebispo emérito de Montes Claros lança livro na próxima quinta-feira, 01

O arcebispo emérito de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, CSS, está prestes a lançar, em Montes Claros (MG), seu mais recente trabalho literário, “O Espírito Santo no carisma de São Gaspar Bertoni”. A obra oferece uma visão detalhada e inspiradora da vida e espiritualidade de São Gaspar Bertoni, fundador da Congregação dos Sagrados Estigmas.

Através deste livro, Dom José Alberto Moura, ordenado presbítero pela Congregação Estigmatina fundada por São Gaspar Bertoni, busca ampliar o conhecimento e a compreensão da vida do santo, especialmente entre os leigos e leigas. A narrativa é uma revisão da tese de doutorado do autor, originalmente publicada em Roma em 1988, durante seu período como Superior Geral da Congregação.

A iniciativa de transformar a tese em um livro surgiu em colaboração com o Padre Adriano José dos Santos, Superior Provincial da Congregação dos Estigmatinos. Em um diálogo frutífero, Dom José Alberto aceitou prontamente a proposta de revisar o texto para sua publicação, tornando-o acessível a um público mais amplo.

“ São Gaspar Bertoni foi um verdadeiro instrumento do Espírito Santo, moldado e guiado por inspiração divina. Sua jornada espiritual é um testemunho vivo de como a ação do divino pode transformar e elevar a vida de um indivíduo, orientando-a para a realização da vontade de Deus, mesmo diante das adversidades. ” (Pe. Adriano José)

O livro é uma jornada fascinante pelos momentos cruciais da vida de São Gaspar Bertoni, desde sua infância até as dificuldades enfrentadas em sua família, sua ordenação presbiteral e a fundação da Congregação dos Sagrados Estigmas. Composta por nove capítulos, a obra mergulha nos momentos de oração, discernimento e ação apostólica do santo, proporcionando uma experiência viva da vocação que moldou sua vida.

Para Dom José Alberto, o chamado vocacional é uma jornada progressiva e desafiadora, moldada pela história pessoal e relacional de cada indivíduo, sempre à luz da fé. Ele enfatiza que Deus chama, e o ser humano responde, comprometendo-se com esforços sustentados pela ação do Espírito Santo.

São Gaspar Bertoni, cuja vida é apresentada de forma vibrante no livro, não hesitou em atender ao chamado divino, confiando na força do Espírito Santo. Dom José Alberto Moura destaca a consciência do fundador da importância de cooperar ativamente com os planos de Deus, reconhecendo que o esforço humano é ineficaz sem a assistência do Espírito Santo.

O lançamento oficial do livro “O Espírito Santo no carisma de São Gaspar Bertoni” está marcado para o dia 1º de fevereiro de 2024, às 20h, no Centro Paroquial São João Paulo II da Catedral Metropolitana de Montes Claros, localizada na Praça Pio XII, 109, Centro em Montes Claros/MG. Para mais informações, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (38) 98423-8384.

Esta obra promete ser uma fonte valiosa de inspiração e reflexão, não apenas para os membros da Congregação dos Estigmatinos, mas para todos que buscam aprofundar sua compreensão da espiritualidade e do chamado divino na vida de São Gaspar Bertoni.

Sobre Dom José Alberto Moura

Dom José Alberto Moura, CSS, nasceu em Ituiutaba – MG, aos 23 de outubro de 1943. Filho de Paterno Moura e de Maria Marcelina de Jesus. Tem 6 irmãos.

Em 1955, ingressou no seminário da Congregação Estigmatina em Rio Claro – SP. Cursou Filosofia e Teologia em Campinas – SP. Dia 9 de janeiro de 1971 foi ordenado sacerdote em Ituiutaba – MG.

Fez também Pedagogia na PUC Campinas. Especializou-se em Psicanálise Clínica em São Paulo, bem como em Distúrbios da Comunicação na Pós-graduação em Psicologia Clínica na PUC Campinas. Fez mestrado em Teologia Moral na Afonsiana de Roma – Itália e doutorado em Teologia na Universidade Santo Tomás em Roma – Itália.

Lecionou Filosofia no Seminário Estigmatino de Campinas – SP, onde também foi reitor. Ensinou Psicologia na PUC de Campinas – SP e Universidade Católica de Brasília – DF.

Exerceu o ministério presbiteral nas cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Luziânia, Brasília e Uberaba. Foi eleito em 1982 Superior Geral da Congregação Estigmatina atuando em Roma – Itália por 6 anos.

Foi ordenado bispo em 1990 para a Diocese de Uberlândia – MG, exercendo sua missão por quase 17 anos. Dentre seus préstimos, destaca-se a Rádio da Diocese, em que realizou programas diários por 12 anos, a Faculdade Católica, com 10 cursos de graduação e 17 cursos de pós-graduação lato sensu.

É autor do livro: “Filhos da Luz na Ação da Cidadania”, bem como mais de 1.500 artigos para jornais de Uberlândia – MG e Montes Claros – MG. É membro da Academia de Letras do Triângulo Mineiro.

No Regional Leste II da CNBB, exerceu diversos cargos, inclusive de Presidente do mesmo. Foi Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de Uberaba – MG e Juiz do Tribunal Eclesiástico de Belo Horizonte – MG. Atuou como Presidente da Comissão Episcopal da CNBB para o Ecumenismo e Diálogo Interreligioso e Vice-Presidente do Conselho Nacional da Igrejas Cristãs (CONIC).

Foi Arcebispo Metropolitano de Montes Claros de 2007 até novembro de 2019. Reestruturou o informativo diocesano Far Elo de Vida e deu o nome de “CLARÃO DO NORTE”, que mais tarde se tornou a revista Clarão do Norte. Semanalmente marcou presença com seus artigos no Jornal de Notícias e publicações no site da CNBB e Regional Leste 2, além do programa diário na Programação de Rádio da Associação Bom Pastor. Atualmente, é Arcebispo Emérito de Montes Claros, ajudando em várias frentes missionárias desta grei do Senhor.

Sobre a Arquidiocese de Montes Claros

A arquidiocese de Montes Claros, com 113 anos de criação como diocese, é atualmente governada por dom José Carlos de Souza Campos, quarto arcebispo metropolitano.

A diocese de Montes Claros foi instituída no dia 10 de dezembro de 1910 pela Bula Postulat Sane do Papa Pio X, e elevada à Arquidiocese e Sede Metropolitana, em 25 de abril de 2001, pelo Papa São João Paulo II, pela Bula Maiori Christifidelium.

Hoje, formada por 12 foranias, 68 paróquias e 1092 comunidades de fé, a arquidiocese de Montes Claros está presente no norte de Minas Gerais, se estende por 45.520 Km² e com população de 860.299 habitantes (Dados IBGE 2017²). Integrada por 40 municípios, sendo eles: Montes Claros, Bocaiuva, Olhos d’Água, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Guaraciama, Itacambira, Terra Branca, Juramento, Glaucilândia, Coração de Jesus, Jequitaí, Claro dos Poções, Lagoa dos Patos, Ibiaí, São João da Lagoa, São João do Pacuí, Brasília de Minas, São João da Ponte, Brasília de Minas, Lontra, Japonvar, Ubaí, Mirabela, Ponto Chique, Patis, Luislândia, Campo Azul, Taiobeiras, Salinas, Padre Carvalho, Rubelita, Josenópolis, Santa Cruz de Salinas, Berizal, Novorizonte, Francisco Sá, Grão Mogol, Cristália, Capitão Enéas e Botumirim.

Comunicação Arquidiocese de Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo