Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Cuidado Familiar

Tivemos a alegria de acolher e realizar, na Arquidiocese e cidade de Uberaba, o IX Congresso Regional da Pastoral Familiar. O evento aconteceu nas dependências da Basílica de Nossa Senhora da Abadia. Teve o envolvimento de umas quinhentas pessoas, sendo de participantes vindos de vinte e seis dioceses e arquidioceses do Estado de Minas Gerais, incluindo os organizadores e colaboradores.

A data foi nos dias 27, 28 e 29 de outubro deste ano de 2023, marcando o término do mês dedicado às missões e a indicação dos compromissos de todas as lideranças, envolvidas com a Pastoral Familiar, o espírito missionário em suas respectivas comunidades. Cada participante saiu empolgado e motivado para trabalhar em prol da família, na preparação do matrimônio e pós matrimônio.

O Congresso foi excelente momento de muita fraternidade, de sadia partilha na convivência e rica formação nos compromissos familiares. Tudo isso porque, nos conceitos da Igreja, a família é considerada como célula vital para a harmonia da sociedade e deve dar sustentação na organização social. Quando bem estruturada, torna-se fonte primeira de formação dos filhos para a vida.

Um dado importante desse IX Congresso do Regional Leste 2, foi a tomada de consciência de que a Pastoral Familiar continua viva e atuante em todo o Regional. Existe uma preocupação bastante evidente em todos quanto à fragilidade familiar na cultura moderna. Isso reflete fortemente na vida da juventude, que parece um tanto perdida e mergulhada numa realidade de formato individualista.

Por outro lado, tivemos também a realização, em todo Brasil, o DNJ (Dia Nacional da Juventude). Em muitas realidades, inclusive em nossa Arquidiocese, ele foi com a participação de muitos jovens. Isto não deixa de ser momento privilegiado para reunir a juventude cristã, num formato realmente de juventude, na alegria, no entretenimento jovem e espaço para oração e formação.

São dois dados, que deveriam ser mais bem consolidados, a família e a juventude. Quando há, dentro desse espaço, verdadeira harmonia e comprometimento, a vida se torna muito mais saudável. A sociedade toda ganha com isto, porque uma família bem estruturada apresenta uma juventude construtora da paz, jovens com habilidades criativas e construtores de um mundo melhor.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo