Pesquisar

Arquidiocese de Uberaba realiza Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

Em 15 de novembro, foi realizada a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, com o objetivo de votar e aprovar as propostas que estarão no 15º PAPIU, o Plano Arquidiocesano de Pastoral da Igreja de Uberaba. A Assembleia aconteceu no Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia, em Uberaba.

Cada paróquia indicou dois delegados, convocados para participarem da assembleia em nome de todos os paroquianos. Movimentos e pastorais arquidiocesanos também enviaram seus representantes. Cerca de 300 pessoas participaram das atividades ao longo do dia. A assembleia é um instrumento de comunhão e participação, para que todas as paróquias possam estar unidas, em sinodalidade, definindo os próximos passos para a igreja particular de Uberaba e região.

Como a CNBB ainda não elaborou as diretrizes gerais da ação evangelizadora no Brasil, por conta do Sínodo que ainda está sendo realizado, excepcionalmente, essa assembleia teve um planejamento bianual, e não quadrienal. As propostas votadas foram pensadas para dar continuidade aos trabalhos que já são realizados, mas também para que toda a arquidiocese de Uberaba se prepare para o ano Jubilar da Esperança, que acontece em 2025.

“Trazemos em nosso coração um desejo ardente de que aquilo que hoje nós decidimos em conjunto, possa verdadeiramente ser vivenciado em todas as paróquias de nossa arquidiocese. O rumo pastoral da arquidiocese depende da arquidiocese, então uma vez definido os passos, pediríamos que todas as paróquias possam inteirar-se do conteúdo que hoje nós vivenciamos e das diretrizes que foram aprovadas hoje”, relata Monsenhor Célio Lima, coordenador arquidiocesano de pastoral.

O 15º PAPIU será elaborado e entregue para todas as paróquias na primeira reunião geral do clero, que acontece no início do ano de 2024. A próxima assembleia acontecerá no dia 15 de novembro de 2025.

Fotos: Livia Pereirinha – Pascom Arquidiocesana de Uberaba
Texto: Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo