Em 6 de outubro, foi feita a entrega oficial do primeiro plano estratégico de Comunicação da arquidiocese de Belo Horizonte para o triênio 2023-2026 para o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Elabora pelo Vicariato Episcopal para a Comunicação ( VEC), o plano tem como função nortear a prática da comunicação e também reestruturar os veículos de comunicação da arquidiocese para os próximos anos.
Para Dom Walmor, a criação e o recebimento desse documento o faz sentir uma gratidão sincera e um entusiasmo esperançoso. “Nós temos uma grande história porém nós temos certeza que agora com a implementação desse plano estratégico de comunicação nós avançaremos ainda mais”, afirmou.
O bispo auxiliar da arquidiocese de BH e referencial para a comunicação, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, ressaltou que a elaboração de um plano estratégico desta relevância não é algo trivial, mas sim exigente. “A comunicação é uma coisa muito viva, muito dinâmica, ela vai se transformando aos poucos. Outro grande desafio é cada vez mais ter todo o conjunto dos profissionais com a preparação adequada para esse tipo de comunicação”, destacou.
Quem entregou nas mãos de Dom Walmor o plano estratégico foi o Vigário Episcopal para a Comunicação e diretor de relações institucionais da Rede Catedral de Comunicação Católica, Pe. Fernando Lopes. Ele afirmou que um dos próximos passos é tornar o plano conhecido “tem que chegar agora em cada membro que participa da equipe de trabalho. Conto com a colaboração de todos para que este documento chegue ao conhecimento de todas as nossas equipes”, pontuou.
Também participaram da reunião de entrega o diretor administrativo de inovações e sustentabilidade da Rede Catedral, Pe. Samuel Fidelis, o diretor para programação e qualidade da Rede Catedral, Pe. Wellington Santos, e os membros do Vicariato Episcopal para a Comunicação Ana Maria Miranda, Elanilza Carneiro, Janaína Gonçalves, Melquíades Almeida Lima e Patrícia Ferreira.
Texto: Janaína Gonçalves