Com o objetivo de compreender a importância das iniciativas afro para o fortalecimento da Pastoral Afro-brasileira (PAB) em Minas Gerais, a PAB promoveu entre os dias 12 e 15 de outubro o Encontro Mineiro da Pastoral Afro-Brasileira (EMPAB).
O EMPAB aconteceu em Conselheiro Lafaiete (MG) e teve como tema “Pastoral Afro-brasileira: Retomar o caminho e anunciar as forças vivas do povo negro” e lema “Louvai-o com tambores e a dança” (Sl 150, 4). Foram 80 lideranças negras presentes representando as 7 províncias do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A abertura foi conduzida pelo Pe. José Enes, secretário executivo da PAB nacional, e pelo Diácono Amauri Moura, da arquidiocese de Belo Horizonte. Houve também saudações feitas pelas lideranças e uma apresentação cultural do grupo afro Ganga Zumba, da cidade de Ponte Nova (MG).
No decorrer do evento foi possível apresentar a história de atuação da PAB em nível nacional, estadual e diocesano. Os participantes fizeram dinâmicas em grupo com o objetivo de anunciar as forças vivas do povo negro em cada uma das províncias eclesiásticas.
Dom Otacilio Ferreira de Lacerda, bispo presidente da Comissão para a Ação Social Transformadora no Leste 2 e bispo de Guanhães (MG), e Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana (BA) e referencial da PAB na CNBB, gravaram vídeos para os participantes.
O Monsenhor Magno Nascimento, de Patos de Minas (MG), e Pe. Guanair Santos, de Juiz de Fora (MG), também acompanharam a programação do encontro.
Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas
Foi comunicado aos participantes que a 11ª edição do Congresso Nacional de Entidades Negras Católicas (CONEC), acontecerá em 2025, tendo como anfitriã a arquidiocese de BH.