Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Cáritas diocesana de Almenara celebra 40 anos com missa em ação de graças e almoço comunitário

Inspirados pelo tema “Cáritas Diocesana de Almenara: 40 anos escutando o clamor do povo, rumo à construção da sociedade do Bem Viver”, a Cáritas celebra 40 anos de história junto ao povo do Baixo Jequitinhonha. No dia 30 de julho, a Cáritas realizou um momento celebrativo em ação de graças pelos seus 40 anos, na quadra da Comunidade Santo Antônio, em Almenara.

A programação teve início com um farto café da manhã com alimentos partilhados pelas comunidades e paróquias presentes. Em seguida, foi apresentado um vídeo documentário exclusivo com participantes de diversos territórios, dando seu testemunho sobre a atuação da Cáritas de Almenara em suas vidas e na vida da comunidade. Além de várias histórias e homenagens pelo trabalho de fortalecimento, fomentos, capacitações, lutas e apoios. Na ocasião, foram homenageados o irmão Pedro Goosses e Ana Luiza de Souza, um dos fundadores da Cáritas na diocese.

Conheça mais dessa história:

Na sequência, foi celebrada pelo bispo diocesano dom José Hamilton de Castro uma missa em ação de graças, finalizando com um almoço comunitário, que também contou com alimentos das comunidades e paróquias. Participaram da celebração representantes de diversas paróquias, sindicatos, associações, pastorais e organizações sociais.

O bispo da diocese de Almenara, dom José Hamilton, destacou a alegria de saber que há 40 anos um grupo de pessoas se reuniram e se colocaram a serviço do trabalho social e tantos outros trabalhos, que agora continuam. “É momento de gratidão, momento de cada um renovar seu compromisso e de levar avante essa semente tão bonita que foi plantada há 40 anos”, afirmou. Ele explicou que Cáritas tem como objetivo colocar-se a serviço das diversas realidades sociais do povo: “A Cáritas, em nossa diocese, é a resposta solidária de Deus na vida do nosso povo mais sofrido”.

O presidente da Cáritas, padre João Amaral, lembrou que a diocese de Almenara tem 41 anos de fundação e a Cáritas está completando 40: “Logo em seguida ao criar a diocese, foi pensada uma organização social para poder cuidar do povo, das questões sociais, para ajudar o povo na organização, nas suas lutas, na formação humana, cidadã e cristã”. Padre João explicou que a Cáritas destacou a ação emergencial da instituição durante a pandemia, com a doação de alimentos em 17 cidades da diocese, e durante as enchentes que assolaram a região no final de 2021 e início de 2021, com a doação de alimentos, de kits de higiene e ajuda para pequenos reparos nas casas.

O assessor da Cáritas Regional Minas Gerais, Rodrigo Pires, destacou que a Cáritas chegou nas comunidades em que ninguém chegava. Rodrigo relembrou as principais ações da organização na diocese: “Construímos mais de 10 mil cisternas na região. Trabalhamos muito na questão da agricultura agroecológica, sem veneno. Formamos muitas lideranças que hoje são prefeitos, vereadores, que estão discutindo uma cidade mais justa. Trabalhamos muito a formação de lideranças para a questão das políticas públicas virem do desejo do povo. A Cáritas também trabalhou a liderança das mulheres. Hoje a gente vê várias mulheres presidente de sindicatos, nas associações, fruto desse trabalho”.

A Cáritas Diocesana de Almenara agradece a todos e todas que estiveram presentes e se dedicaram a partilhar esse momento único! Nossa gratidão imensa por todos que contribuíram e contribuem na construção dessa história!

Por Lívia Bacelete, da Cáritas Regional Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo