Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Atual caminhada e celebração pelos 45 anos na missão são destaque durante 40ª Assembleia do Cimi Regional Leste

Entre os dias 28 e 31 de agosto, o Cimi Regional Leste realizou a sua 40ª Assembleia Regional, em Ilhéus (BA). O tema escolhido foi “45 na missão de construir justiça e paz como fontes do bem viver com os Povos Originários”.

A assembleia, que contou com a presença de lideranças dos povos indígenas e de parceiros locais, teve o caráter de avaliação da caminhada e planejamento das próximas ações, bem como de preparação para participação na XXV Assembleia Geral do Cimi, programada para ser realizada nos dias 27 a 30 de setembro em Luziânia (GO), que definirá a nova presidência do organismo.

O evento foi marcado por reflexões em torno do apoio e da presença junto aos povos indígenas e como o Cimi pode continuar contribuindo para que as comunidades possam garantir seus territórios e a continuidade de seus projetos de bem viver, diante dos ataques e das várias tentativas de violação dos seus direitos.

No dia 30 de agosto, os presentes tiveram que interromper a programação da assembleia para acompanhar a retomada do julgamento do Recurso Extraordinário 1.017.365, que trata da demarcação de terras indígenas e tem efeito de repercussão geral. O momento foi tenso, mas no final do dia foi divulgada a suspensão do julgamento.

De acordo com Haroldo Heleno, coordenador do Cimi Leste, com a assembleia foi possível refletir sobre a conjuntura onde o organismo está inserido. “Além disso, fortalecemos o planejamento de caminhada. Também foi um momento de crescimento e alegria com o referendo de quatro novos missionários/as no quadro de atuação”, alegou. “Agradecemos o apoio das entidades parceiras, tais como CNBB Leste 2, Cáritas Alemã e Misereor na realização da mesma”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo