Teve início com uma noite cultural na segunda-feira, 10 de julho, o Encontro de Secretárias e Secretários dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG). Para o momento os participantes trouxeram alimentos típicos vindos de cada região do país.
Já no período da manhã desta terça-feira, 11 de julho, o grupo se dedicou a um momento de partilha sobre a rotina diária nos secretariados e a estrutura organizacional de cada regional.
Após um rápido intervalo, o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, começou a conversar com as secretárias e secretários.
Dom Walmor, argumentou que o processo sinodal foi um desafio nos últimos anos. “Tendo em vista o conceito geral da Igreja no Brasil, com diferenças e riquezas diversas, devemos ter sabedoria para que a divisão não aconteça entre nós”, afirmou. “A evangelização pensada apenas para si não vai de encontro com a realidade, pois se a Igreja não dialogar pode murchar ou oferecer riquezas e ninguém se interessar”, completou.
Tarde terá passeios pela cidade
O grupo sairá para conhecer a região da Pampulha e área central da capital mineira. Está programado que conheçam o Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, localizada na Lagoa da Pampulha; o Mercado Central, referência em compras, gastronomia, lazer e cultura.
Às 18h haverá uma eucaristia na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, localizada também no centro de Belo Horizonte. A programação deve ser finalizada com um jantar, às 20h.