Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG)

“A morada que nos espera é o Paraíso. Somos feitos (…) para a vida eterna, para viver para sempre”- Papa Francisco.

O Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com profundo pesar, comunica o falecimento do Exmo. Revmo. Dom Geraldo Lyrio Rocha. O arcebispo emérito de Mariana (MG) faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 26 de julho, aos 81 anos, após uma fratura sofrida em decorrência de uma queda, enquanto estava em missão junto ao clero da Diocese de Altamira (PA), para orientação do Retiro Espiritual.

O velório iniciou-se hoje, às 6h, em Altamira, e será celebrada uma Santa Missa de corpo presente às 8h na Catedral de Altamira (PA). Logo após, o seu corpo será transladado para a cidade de Vitória (ES).

Em Vitória, acontecerá velório a partir das 6h de quinta-feira (27), na Catedral Metropolitana, com celebração de missas a cada duas horas se encerrando às 18h. Após isso, o corpo de Dom Geraldo será levado para a diocese de Colatina (ES), onde será velado até 12h do dia 28 de julho, sexta.

Em seguida o corpo será transladado para Mariana. As exéquias seguidas de sepultamento devem acontecer às 15h de sábado (29).

Dom Geraldo Lyrio Rocha – Nasceu em Fundão (ES), em 14 de março de 1942. Era o segundo filho de Crysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha. Seus irmãos: Ronaldo, Rosa Maria, José Carlos e Luciano. Foi batizado aos 27 de setembro de 1942 pelo Pe. Luiz Gonzaga Parenzi.

Ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória (ES) em 1954, onde realizou o Curso Colegial, tendo sido aluno do Colégio Salesiano. Em 1960, matriculou-se no Seminário Provincial do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte (MG), onde cursou Filosofia. Obteve a Licenciatura em Filosofia na Faculdade Dom Bosco – São João del-Rei (MG).

Em 1963 seguiu para Roma, onde obteve o Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino. Cursou ainda Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e fez especialização em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.

Em 15 de agosto de 1967 foi ordenado presbítero em sua terra natal, Fundão (ES). No dia 14 de março de 1984 foi eleito bispo pelo Papa João Paulo II, sendo ordenado em 31 de maio do mesmo ano em Vitória (ES).

Foi nomeado arcebispo metropolitano de Mariana pelo Papa Bento XVI, no dia 11 de abril de 2007, tendo tomado posse em 23 de junho de 2007.

Assumiu a presidência da CNBB (2007 a 2011) e foi responsável pela Liturgia, membro do Conselho Econômico e do Conselho Permanente. Fez parte da Comissão Episcopal para a Tradução dos Textos Litúrgicos (Cetel) e da Comissão Especial para a Causa dos Santos.

No Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), foi membro do Departamento de Liturgia em duas ocasiões (1987-1991 e 1995-1999) e presidente deste mesmo organismo, entre 1999 e 2003. Foi segundo vice-presidente do conselho e delegado da CNBB junto ao colegiado latino-americano (2011-2015).

Em 25 de abril de 2018, após ter completado 75 anos, teve o seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco, tornando-se arcebispo emérito. O seu lema episcopal era: “OPUS FAC EVANGELISTAE” (Faze a obra de um evangelista).

Com informações de Vatican News, Arquidiocese de Mariana e CNBB Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo