Pesquisar

Diocese da Campanha realiza encontro de comunhão pastoral

No dia 04 de março, aconteceu o II Encontro Anual dos Núcleos de Comunhão Pastoral, em Três Corações (MG), no Centro Diocesano de Pastoral. O encontro contou com a presença de Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano; Pe. Jean Steferson, coordenador diocesano de pastoral, assessores diocesanos e coordenadores das diversas forças vivas da Diocese, que formam os quatro núcleos de comunhão pastoral: Palavra, Pão, Caridade e Missão.

A iniciativa é fruto dos trabalhos e das reflexões propostos no 5º Plano Diocesano de Pastoral. Com uma participação bastante expressiva, o encontro foi iniciado com uma oração preparada pelas forças vivas que compõem o núcleo da Palavra, cujo tema central foi a importância da oração no processo de conversão pessoal e comunitária.

Em seguida, Dom Pedro tomou a palavra e dirigiu a todos os presentes uma exortação acerca da ação pastoral na Igreja Particular, reforçando quais devem ser as suas prioridades, e como nós devemos nos esforçar para concretizar os anseios do Papa Francisco, como também das Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Padre Jean Steferson também aproveitou a oportunidade para animar os assessores e coordenadores diocesanos, indicando quais serão nossos próximos passos a partir da dinâmica do Plano Diocesano de Pastoral. Logo após, foi proposto um trabalho em grupos, por núcleo de comunhão pastoral, organizado em quatro momentos, sendo: 1) reflexão sobre o Estatuto do Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA), conduzida pelo coordenador diocesano de pastoral; 2) encaminhamentos das atividades do núcleo, pelo seu(s) animador(es); 3) utilização do CEDIPA para encontros diocesanos, pela secretária de pastoral; 4) orientações sobre previsão orçamentaria, pela Angélica (Economato).

Ao final dos trabalhos, todos se reuniram para uma breve avaliação do encontro e encaminhamentos finais.

Veja as fotos aqui

Informações de Pe. Leandro Gomes Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo