Pesquisar

Retiro Espiritual do clero campanhense propõe reflexões sobre o lema do 3º Ano Vocacional

“Corações ardentes, pés a caminho!”, tendo como inspiração o lema do terceiro Ano Vocacional da Igreja do Brasil celebrado em 2023, Pe. Patriky Samuel Batista, subsecretário adjunto geral da CNBB, orientou o Retiro Espiritual do Clero da Diocese da Campanha (MG). O evento ocorreu entre os dias 13 e 16 de fevereiro, na cidade de Passa Quatro (MG), e contou com a participação do bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz.

Padre Patriky, em suas colocações iniciais, afirmou que era preciso redescobrir a alegria da vocação para que “pudéssemos viver o retiro como um momento com o Senhor que nos quis”, uma vez que o “retiro é um retorno às fontes do Pai”. Desse modo, os padres, homens de Deus, chamados por Ele à serviço do Evangelho, devem ter em mente que somente um coração em sintonia com o do Mestre para (re)criar corações ardentes e pés a caminho, já que nascemos para estar com Ele no meio do povo.

Segundo o sacerdote, somente um coração inflamado de amor, tem a força necessária para vencer os desafios que a vida e o ministério apresentam. Portanto, um padre não pode esquecer que Cristo é a casa, o descanso, a felicidade, e que “quem tem Deus, tem vida interior e jamais padecerá de solidão”.

Celebrações marcaram o retiro espiritual: a celebração penitencial, a oração da Via Sacra e a Adoração Eucarística. Momentos estes em que sentimos a presença do Senhor que vem ao encontro das fraquezas e limitações, a fim de que a santidade possa florescer e irradiar no mundo. “A Eucaristia, Sacramento da transformação, nos ajuda a reconhecer Jesus e a nos reconhecer”, assegurou Pe. Patriky, lembrando que o presbítero precisa ser “homem eucarístico”.

Por fim, o padre solicitou que os irmãos apresentassem, no silêncio de seus corações e em vista de um itinerário espiritual, uma inspiração, um propósito e um compromisso.

Veja as fotos aqui

Com informações de Pe. João Paulo G. de Carvalho, Vigário paroquial na Paróquia Sant’Ana (Varginha) e Assessor da Pascom Diocesana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo