Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Falece Padre Wolfgang Gruen, referência na catequese do Brasil

No dia 30 de outubro de 2024, aos 97 anos, faleceu Padre Wolfgang Gruen, SDB, figura marcante no campo da catequese e Sagrada Escritura no Brasil. Pe. Gruen foi professor de Sagrada Escritura e Catequética na PUC-MG e no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), em Belo Horizonte, onde contribuiu significativamente para a formação de várias gerações de padres e religiosos.

Como membro do Grupo de Reflexão Catequética (Grecat) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participou ativamente na elaboração de documentos fundamentais, como o “Catequese Renovada”, em 1983, e o atual “Diretório Nacional de Catequese”, de 2007. Além de suas funções acadêmicas e consultivas, escreveu diversos livros e artigos sobre temas como formação de catequistas, Bíblia e catequese, e sobre o Catecismo da Igreja Católica. Sua atuação se estendeu ao Ensino Religioso Escolar e ao diálogo ecumênico e inter-religioso, áreas nas quais também foi reconhecido.

Durante muitos anos, Pe. Gruen foi um assessor importante da catequese no Regional Leste 2 da CNBB, contribuindo com orientações em prol de uma catequese bíblica, cristocêntrica e iniciática. Atuou como professor do Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC), onde teve papel fundamental na formação catequética da região.

Além de seu trabalho acadêmico e pastoral, acompanhava de perto uma comunidade em uma grande favela de Belo Horizonte, onde fica a paróquia dos Salesianos, levando apoio espiritual e social. Sua presença marcava profundamente a caminhada dos catequistas e a formação de lideranças religiosas, com uma escuta atenta e sensível às descobertas e dificuldades daqueles que orientava.

Sua experiência histórica e acadêmica o fez uma referência viva sobre temas como o impacto de Medellín na catequese latino-americana, assunto sobre o qual falou em um curso de especialização do Regional Leste 2. Com notável memória e disposição para compartilhar conhecimento, era descrito como uma verdadeira “biblioteca ambulante”, sempre atualizado e com a Bíblia em mãos.

A morte de Pe. Gruen representa uma grande perda para a Igreja Católica e para a catequese no Brasil, e deixa uma profunda saudade entre os que conviveram com ele.

Por: Lucimara Trevizan (Comissão para Animação Bíblico-Catequética da CNBB Regional Leste 2)

Leia uma homenagem ao Pe. Wolfgang Gruen, SDB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
Últimas Notícias
Artigos
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo