A Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, localizada no centro de São João del-Rei, estará fechada a partir de 21 de outubro para o início das obras de restauração arquitetônica e artística. O projeto, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas do Governo Federal, será executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com investimento de R$ 8,5 milhões. A conclusão está prevista para 18 meses.
Com mais de 300 anos de existência, a Catedral abriga elementos arquitetônicos dos estilos barroco e rococó. Durante o período de restauração, as celebrações litúrgicas serão realizadas em outras igrejas da paróquia, sendo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário o local onde funcionará temporariamente a Catedral. A imagem de Nossa Senhora do Pilar e a Cátedra do Bispo já foram transferidas para o Rosário.
As Irmandades do Santíssimo Sacramento e de São Miguel também foram realocadas para a Igreja do Rosário. A Irmandade dos Passos foi transferida para a Igreja do Carmo, e a Confraria da Boa Morte, para a Capela do Divino.
O bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, destacou o papel missionário da Catedral, e o pároco Monsenhor Geraldo Magela da Silva ressaltou a importância da restauração física e espiritual durante o processo.
Confira a programação durante o período de restauração:
DOMINGO
Igreja do Rosário: Missa às 6h, 17h30 e 19h
Igreja Nossa Senhora das Mercês: Missa às 08h
SEGUNDA-FEIRA
Igreja do Rosário: Missa às 7h e 19h
TERÇA-FEIRA
Igreja do Rosário: Missa às 7h
Capela do Divino Espírito Santo: Missa às 19h
QUARTA-FEIRA
Igreja do Rosário: Missa às 7h
Capela do Divino Espírito Santo: Missa às 19h
QUINTA-FEIRA
Igreja do Rosário: Missa às 7h e 19h
SEXTA-FEIRA
Igreja do Rosário: Missa às 7h
Igreja do Carmo: Missa às 19h
SÁBADO
Igreja do Rosário: Missa às 7h e 19h
OBS: As confissões serão realizadas na Igreja do Rosário, de segunda a sábado, após a missa das 7h. A adoração ao Santíssimo Sacramento seguirá na Capela do Santíssimo da Catedral, todos os dias, das 8h às 18h, permitindo que os fiéis mantenham suas práticas espirituais durante o período de restauração.
Adaptado de: Lucas Silveira – Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), atua como Secretário de Comunicação da Diocese de São João del-Rei, trabalhando no DEDICOM (Departamento Diocesano de Comunicação).