Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Reunião em Divinópolis Reafirma Retomada de Ações da Pastoral do Menor com Foco em Crianças e Adolescentes em Vulnerabilidade Social

Na tarde do dia 12 de setembro de 2024, a coordenadora da Pastoral do Menor do Regional Leste 2 da CNBB, Alessandra Cristina de Castro e a assessora nacional da Pastoral do Menor, Marilene Cruz reuniram com o coordenador diocesano pastoral, Pe. Marcelo Luiz Caixeta, com o objetivo de rearticular e retomar as ações da Pastoral do Menor na diocese de Divinópolis.

Durante a reunião, foi enfatizada a missão da Pastoral do Menor que é promover e defender a vida das crianças e dos adolescentes em vulnerabilidade social e pessoal, desrespeitados em seus direitos fundamentais.

Participou também da reunião, a assistente social, Rafaela Santos Silva, que já participou do projeto Escola da Cidadania como adolescente e hoje se propõe a assumir o papel de educadora social. Para Rafaela, participar da Escola de Cidadania como adolescente representou uma definição de futuro, uma nova perspectiva de vida e a escolha da sua profissão. Ela se propõe a disponibilizar o seu tempo e o conhecimento que adquiriu na formação da Escola da Cidadania para compartilhar com os adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade social, tentando promover a redução das desigualdades através da oportunidade que teve na EDC/PAMEN quando ainda era uma adolescente.

As representantes do Regional Leste 2 da CNBB avaliam a reunião como muito produtiva e ressaltam que embora estejamos vivendo um cenário desafiador com relação a adesão de colaboradores para a missão proposta pela PAMEN, será possível a retomada de duas áreas de ação na diocese: criança e adolescente em situação de vulnerabilidade social e pessoal através do projeto Escola da Cidadania Dom Luciano Mendes de Almeida e adolescente autor de ato infracional através da presença efetiva de agentes da Pamen no Centro Socioeducativo de Divinópolis. Essas duas áreas de ação são propostas para a diocese e uma grande possibilidade para o próximo ano, após o processo de formação dos agentes e educadores oferecido pelo nosso Regional, pontua a coordenadora.

Os primeiros passos para o surgimento da Pastoral do Menor, no Brasil, foram dados na década de 1970. Nas últimas décadas, a Pastoral veio crescendo pelos regionais, dioceses, paróquias e comunidades. Hoje ela está presente nas cinco regiões do Brasil.

A Pastoral do Menor quer trazer sempre viva a proposta da mística evangélica de acolhida aos pequenos do Reino: “Quem acolhe o menor, a mim acolhe” (Mc 9,37), compreendendo “menor” como aquela criança e adolescente esquecido, rejeitado e excluído dentre todos.

Texto e Foto: Alessandra Cristina de Castro – Coordenadora da Pastoral do Menor do Regional Leste 2 da CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
Últimas Notícias
Artigos
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo