
No último sábado, dia 15 de novembro, a Diocese de Araçuaí celebrou o Jubileu dos/as Vocacionados/as, na esplanada do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, na cidade de Virgem da Lapa. O evento contou com a presença de diversos vocacionados/as, acompanhados/as pela Pastoral Vocacional da Diocese.
Na ocasião, Dom Geraldo Maia, bispo diocesano, ordenou presbítero o jovem Bruno Monteiro da Silva, como testemunho vivo para os/as vocacionados/as presentes. O neo-sacerdote já exercia seu ministério no Santuário de Nossa Senhora da Lapa desde sua ordenação diaconal, realizada no mês de fevereiro deste ano.
A celebração reuniu grande número de fiéis, padres, religiosos, religiosas, seminaristas e representantes das várias paróquias da Diocese, manifestando a alegria, satisfação e esperança do povo de Deus ao acolher um novo servidor para a Igreja, comprometido com a edificação do Reino de Deus.
Em sua homilia, Dom Geraldo destacou que “o chamado e a consagração têm como finalidade o envio. O Senhor nos chama, nos consagra e nos envia para dar continuidade à sua missão”. Ele também recordou a homilia do Papa Francisco, proferida na Missa Crismal de 2013: “A unção, amados irmãos, não é para nos perfumar a nós mesmos, e menos ainda para que a conservemos num frasco, pois o óleo tornar-se-ia rançoso… e o coração amargo”. E concluiu: “A unção é para o povo de Deus. Somos ungidos para ungir”.
A celebração foi encerrada com um belo lucernário e cânticos populares em honra a Nossa Senhora da Lapa, padroeira da Diocese de Araçuaí e protetora dos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Pardo.












