“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe.”
(Mateus 9, 37-38)

No dia 11 de novembro de 2026, durante a Assembleia do CONSER do Regional Leste 2 da CNBB, representantes das Pastorais Sociais se reuniram para refletir sobre o planejamento orçamentário de 2026 e o fortalecimento das ações de evangelização.
O encontro contou com a presença de Dom Otacílio – Presidente da Comissão, Padre Rodrigo – Coordenador da equipe do Regional Leste 2 da CNBB, e de integrantes de diversas pastorais e organismos sociais, entre eles: Cáritas Regional Minas Gerais, Pastoral do Menor, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança — representada por Regina, da coordenação regional —, Pastoral da Aids, Pastoral Carcerária, Conselho Pastoral dos Pescadores e Comissão Pastoral da Terra.
Destacou-se em fecundo diálogo, a importância de um planejamento financeiro eficiente, capaz de garantir que as ações evangelizadoras e sociais cheguem com mais eficácia às pessoas e comunidades que mais precisam.
Foi também reafirmada a necessidade de incluir, nos orçamentos de cada pastoral, a participação em momentos coletivos da Ação Social Transformadora, como o Retiro das Pastorais, o Fórum das Pastorais Sociais e a Assembleia do CONSER.
Outro ponto central do encontro foi o fortalecimento da Campanha para a Evangelização em todas as dioceses do Regional. Os participantes ressaltaram a importância de ampliar a divulgação da coleta, estimular a solidariedade das comunidades e mostrar a relevância das iniciativas realizadas com os recursos arrecadados.
Para Regina Dolores, da coordenação da Pastoral da Criança, o momento foi de grande aprendizado: “O encontro foi esclarecedor. Às vezes, vamos fazendo as coisas sem entender bem. Momentos como este nos dão segurança para seguir com mais clareza e compromisso”.
A reunião foi marcada por um profundo espírito de comunhão, corresponsabilidade e compromisso com a missão de evangelizar, especialmente juntos aos que mais precisam de esperança e cuidado.
Por: Rodrigo











