Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Tarde do Terceiro Dia do CONSER Leste 2 é Marcada por Conversa no Espírito para Definição das Prioridades Pastorais

A Assembleia Ampliada do Conselho Episcopal Regional (CONSER) Leste 2 realizou uma profunda sessão de discernimento utilizando o método da Conversa no Espírito. Este processo foi crucial para focar a atenção nas diretrizes prioritárias da Igreja no Brasil, buscando aplicar as indicações pastorais que melhor respondam às necessidades e desafios das realidades locais da província eclesiástica.

O Foco da Missão: Indicações Pastorais da DGAE

A questão central que guiou a reflexão de cada participante foi: “Quais as principais indicações pastorais dentre aquelas indicadas no Instrumento de trabalho das DGAE nossa província precisa aplicar? Há outras indicações pastorais próprias às nossas realidades?”.

A reflexão e o diálogo se concentraram em quatro eixos prioritários definidos pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE):

  1. Iniciação à Vida Cristã (IL 160);
  2. Comunidades de discípulos missionários (IL 171-172);
  3. Liturgia e Piedade Popular (IL 178-184);
  4. Cuidado das fragilidades: das pessoas e da Casa Comum (IL 196-203).

Estrutura e Regras para o Discernimento Comunitário

Para assegurar que o diálogo fosse um verdadeiro ato de escuta e discernimento, o roteiro da Conversa no Espírito estabeleceu regras claras.

Em cada grupo, foi eleito um coordenador, que teve a responsabilidade de gerenciar e marcar o tempo de fala de cada participante. Também foi eleito um secretário, cuja função específica foi elaborar a síntese ao final da terceira rodada.

O processo foi precedido por um momento de oração litúrgica (Hora média), seguido de um tempo dedicado à oração pessoal e meditação sobre a questão central.

O processo foi encerrado com uma oração de agradecimento conduzida pelo coordenador. Em seguida, houve uma reunião dos coordenadores e secretários para a compilação e consolidação das sínteses produzidas pelos diferentes grupos.

Fotos: Matheus Dias

Mais fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira
Últimas Notícias
Artigos
Acessar o conteúdo