
O Papa Leão XIV nomeou novos membros e consultores do Dicastério para o Clero. Entre os escolhidos está dom José Otacio Oliveira Guedes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão para a Comunicação do Regional Leste 2 da CNBB.
O bispo é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e bacharel em Teologia pelo Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, também em Roma. Dom José Otacio possui experiência como reitor e formador em seminário, além de ter dirigido o Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.
Biografia e trajetória eclesial
Dom José Otacio nasceu em São Sebastião do Maranhão (MG), em 26 de fevereiro de 1974. Ingressou no Seminário São José, da Arquidiocese de Niterói (RJ), em 1991, concluindo sua formação inicial no Colégio Maria Mater Ecclesiae, em Roma. Foi ordenado diácono em 9 de outubro de 1999 e presbítero em 29 de agosto de 2000.
No Seminário Maior da Arquidiocese de Niterói, desempenhou funções como formador, vice-reitor e reitor. Entre 2013 e 2016, foi diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói. Atuou também em serviços pastorais na Arquidiocese de Niterói, na PUC-Rio e na Arquidiocese de Porto Velho (RO), onde exerceu missão.
O Dicastério para o Clero
O Dicastério para o Clero é um organismo da Cúria Romana responsável pelas questões relacionadas aos presbíteros e diáconos diocesanos, seu ministério pastoral e os aspectos necessários para o seu exercício. O organismo auxilia os bispos em temas ligados à vida e ao serviço do clero.
Entre as áreas de atuação do dicastério estão a formação presbiteral, a pastoral vocacional, a organização dos seminários e a promoção das diretrizes definidas pela Igreja para o cumprimento da missão dos ministros ordenados.
Atualmente, o prefeito do Dicastério para o Clero é o cardeal sul-coreano Lazzaro You Heung-sik. A lista completa com os nomeados está disponível aqui.





