
O Papa Leão XIV anunciou, na manhã desta quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, a nomeação de monsenhor Evandro Campos Maria como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, atendendo à solicitação de dom Walmor Oliveira de Azevedo. A notícia foi recebida com alegria pelo Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Presidência do Regional Leste 2 enviou saudação oficial ao novo nomeado:
Saudação a Monsenhor Evandro Campos Maria
Estimado Monsenhor Evandro Campos Maria,
O Regional Leste 2, com alegria e gratidão a Deus, recebeu a notícia de sua nomeação, feita pelo Santo Padre, o Papa Leão XIV, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Confiamos ao Senhor o seu ministério, pedindo que o abençoe e ilumine nesta missão episcopal.
Que Ele o conduza, concedendo-lhe sabedoria, coragem e mansidão para pastorear com amor o rebanho que lhe foi confiado.
Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, seja sua guia e intercessora em todo o seu pastoreio!
Belo Horizonte, 03 de dezembro de 2025.
Em Cristo,
Dom José Carlos de Souza Campos
Arcebispo de Montes Claros
Presidente da CNBB Regional Leste 2
Dom Airton José dos Santos
Arcebispo de Mariana
Vice-presidente da CNBB Regional Leste 2
Dom Joel Maria dos Santos
Bispo Auxiliar de Belo Horizonte
Secretário da CNBB Regional Leste 2
Biografia de monsenhor Evandro Campos Maria
Monsenhor Evandro Campos Maria nasceu em 25 de abril de 1974, em Belo Horizonte (MG). É graduado em Filosofia (1997) e Teologia (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde também concluiu especialização em Ensino Religioso (2002). Em 2009, obteve o mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
Sua trajetória acadêmica está fortemente ligada à PUC Minas, onde atua como professor titular do curso de Teologia nas áreas de Teologia Fundamental, Sistemática e Mariologia. Entre 2011 e 2016, coordenou o curso de Teologia e também dirigiu a Escola Diaconal da Arquidiocese de Belo Horizonte, responsável pela formação de candidatos ao Diaconato Permanente.
Desde 2017, exerce o cargo de diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa. Em 2018, assumiu a reitoria e a formação do Seminário Arquidiocesano de Belo Horizonte e do Convivium Emaús.
No âmbito pastoral, atuou em diversas paróquias da região metropolitana de Belo Horizonte. Iniciou seu ministério em 2003 nas Paróquias Nossa Senhora do Bom Sucesso e Nossa Senhora de Nazaré, em Caeté (MG). Também serviu nas Paróquias Nossa Senhora do Pilar, em Nova Lima (2007–2012); Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (2012–2013); no Santuário São Judas Tadeu, no Bairro da Graça (2014); no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (2015); e na Paróquia São João Bosco, em Belo Horizonte (2016–2017).
A data da ordenação episcopal será anunciada posteriormente.






