
A Pastoral Familiar da CNBB Regional Leste 2 participou do 15º Simpósio Nacional das Famílias, realizado em Aparecida (SP), entre os dias 24 e 25 de maio. O evento reuniu cerca de cinco mil participantes de todas as regiões do país, entre agentes da Pastoral Familiar, membros de movimentos e serviços, além de expressões eclesiais da Igreja Católica no Brasil.
Com o tema “Família, peregrina da esperança”, em sintonia com o Ano Jubilar, o Simpósio teve como foco a missão evangelizadora das famílias, propondo momentos de espiritualidade, escuta da Palavra de Deus, partilhas e formações.
Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, destacou o caráter de peregrinação do encontro. “O Simpósio tem a conotação, dentro do Ano do Jubileu, de peregrinar. Eu creio que quando deixamos as nossas coisas para cuidar das coisas do Senhor, Deus envia os seus anjos para cuidar das nossas coisas”, afirmou.
Entre os momentos vivenciados durante o encontro, houve a condução do padre Reginaldo Manzotti no momento de espiritualidade, abordando a esperança como virtude essencial para a missão cristã. Também foi transmitida uma mensagem do secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Gleison de Paula Souza, que refletiu sobre a presença de Cristo no cotidiano das famílias.
O padre Chrystian Shankar falou sobre a responsabilidade da família como protagonista da esperança no mundo atual, reforçando o chamado à evangelização e ao cuidado mútuo entre os membros da família.
A programação incluiu ainda uma adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pela cantora Adriana Arydes, e a oração do Santo Terço. O encerramento ocorreu com a Peregrinação Nacional das Famílias até o Santuário Nacional de Aparecida, seguida da Santa Missa presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.
O Regional Leste 2 esteve representado por dezenas de agentes de diversas (arqui)dioceses, que participaram intensamente das atividades. Segundo Gilberto e Sílvia, casal coordenador do regional, “foram momentos de comunhão, escuta e fortalecimento da missão junto às famílias”.
Texto e fotos: Gilberto e Sílvia – Casal coordenador da Pastoral Familiar da CNBB Regional Leste 2





























