No dia 10 de agosto, na Arquidiocese de Mariana aconteceu a cerimónia de ordenação presbiteral do Padre Fabrício Lopes Fernandes. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, na cidade de Pedra Bonita, em Minas Gerais. O novo sacerdote adotou como lema sacerdotal: “Fazei isto em memória de mim” (1Cor 11,24).
Durante a cerimónia, Dom Airton expressou a satisfação da Arquidiocese de Mariana em acolher mais um sacerdote para servir à Igreja. Ele ressaltou que o serviço ao Povo de Deus é, acima de tudo, um serviço a Deus, e não deve ser confundido com filantropia ou humanitarismo. Segundo o Arcebispo, o ato de servir aqueles que mais sofrem é uma forma de reconhecer e honrar Jesus Cristo, que se encontra nas pessoas que passam por dificuldades.
Dom Airton enfatizou o significado da entrega de Jesus na Cruz, destacando que, através desse gesto de amor, a humanidade foi salva dos seus pecados. Ele também explicou que a ordenação de um sacerdote simboliza a continuidade da presença de Cristo na história, especialmente por meio do Santíssimo Sacramento do Altar.
O Arcebispo abordou ainda o processo vocacional e formativo de um seminarista, explicando que a escolha pelo ministério sacerdotal é uma decisão de vida. Dom Airton destacou que, ao ser ordenado, um presbítero passa a falar e agir em nome da Igreja, e que a sua vida e palavras refletem a missão da Igreja.
Texto: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana
Fotos: Caio Amora
Confira algumas fotos: