No último final de semana, a Pastoral Familiar do Regional Leste 2 esteve presente juntamente com mais de 4 mil pessoas no 14º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias, realizado em Aparecida (SP). Integrantes da Pastoral Familiar e de Movimentos Eclesiais, acompanhados de suas famílias, participaram de palestras, momentos de oração e partilhas, além de vivenciarem a experiência do encontro entre grupos de diversas regiões do Brasil. O tema central do Simpósio foi “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024.
O evento teve início com a acolhida dos participantes por Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo Referencial da Comissão Nacional para a Vida e a Família da CNBB, seguida da tradicional entrada das bandeiras dos estados dos 19 Regionais. A bandeira de Minas Gerais foi conduzida pelo casal Euro e Cida, da Arquidiocese de Mariana, e pelo casal secretário da Comissão do Regional Leste 2.
O primeiro a se apresentar foi o Padre Zezinho, SCJ, que compartilhou sua trajetória de evangelização das famílias. Aos 82 anos, o religioso inspirou os presentes a ampliarem seus horizontes na evangelização.
Outro destaque do simpósio foi a palestra da médica pediatra Filomena Camilo do Vale, conhecida carinhosamente como Dra. Filó, pertencente ao Regional Leste 2, da Diocese de Oliveira. Dra. Filó abordou a responsabilidade dos pais em gerar, cuidar e educar os filhos, alertando sobre as diversas situações contemporâneas que desafiam as famílias. “O útero é uma universidade, pois ali a criança aprende de tudo. Imagina uma criança gerada com uma mãe que reza, que recebe a Eucaristia. Agora pensem naquelas que são geradas em contato com o álcool, com o crack. É por isso que devemos cuidar tanto da família que gera essa nova vida”, concluiu Dra. Filó.
Na parte da tarde, Dra. Filó refletiu sobre a iluminação bíblica do encontro “Já não vos chamo servos, vos chamo amigos” e destacou a importância da oração como caminho para construir intimidade com Deus.
O simpósio também contou com a participação do jornalista e humorista Ivanildo Silva, da arquidiocese de Olinda e Recife, que trouxe alegria aos participantes com uma apresentação de comédia baseada na temática católica e familiar.
As crianças também tiveram um espaço especial: Dom Moacir Arantes, Bispo de Barreiras (BA) e membro da Comissão para a Vida e a Família, facilitou uma roda de conversas onde crianças e adolescentes partilharam testemunhos sobre amizade. No final, as crianças do “Simpósio Kids” fizeram uma apresentação para seus pais.
No sábado, o Bispo de Campo Mourão e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Bruno Elizeu Versari, presidiu a Missa da Santíssima Trindade na Basílica de Nossa Senhora Aparecida com todos os participantes do simpósio e a comunidade. Ele destacou a oportunidade de “ganhar um colo” na Casa da Mãe Aparecida e consagrou as famílias à proteção da Padroeira do Brasil. Em seguida, todos participaram da peregrinação no caminho do Rosário, rezando o Santo Terço com as famílias unidas.
O Regional Leste 2 se fez presente com a participação do Padre Wesley Clay, Assessor Eclesiástico do Regional Leste 2, membros da Comissão do Regional Leste 2, coordenadores (Arqui)diocesanos e membros do Núcleo de Formação e Espiritualidade do Regional. Todos estiveram em unidade com o Nacional, agradecendo a Deus por esses momentos de encontro e partilha, que renovam e animam os trabalhos pastorais. “Caminhamos na direção certa que a Santa Igreja e a Mãe Aparecida nos guie nesta caminhada, pois onde tem gente tem família!”.
Por: Gilberto e Sílvia, casal coordenador do Regional Leste 2