Estamos nos aproximando do início da Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontecerá em Lisboa. “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da JMJ que acontecerá, pela primeira vez, na capital de Portugal. A frase bíblica (uma citação do Evangelho de São Lucas) dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria a sua prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na cidade do Panamá).
Jovens da Arquidiocese de Uberaba já se encontram em solo europeu, representando a nossa Igreja na JMJ 2023, como peregrinos e também como voluntários. Para alguns, é a primeira JMJ que participam, e a expectativa para os dias em Portugal é alta, e um dos momentos mais esperados é o encontro com o Papa Francisco.
Os jovens missionários da Comunidade Shalom de Uberaba estão nesta Jornada Mundial da Juventude como voluntários, e desde o dia 19 de julho estão participando das atividades do encontro. São eles: Ana Emília, Beatriz, Carlos Alberto, Gabriel, Gustavo, Isabela, Juciane, João Vitor, Rafael, Tereza e Yugo.
Representando a Arquidiocese de Uberaba, também teremos a jovem paroquiana da Paróquia Santa Bárbara, Daniela Caetano. Ela irá representando os vicentinos da área do Conselho Metropolitano de Uberaba. Além da Jornada Mundial da Juventude que acontece em Lisboa, ela também participará do EIJV (Encontro Internacional de Jovens Vicentinos) que acontecerá em Felgueiras (Diocese do Porto).
Como de costume, além de jovens leigos, a JMJ acolhe presbíteros de todos os cantos do mundo, e representando a Arquidiocese de Uberaba temos Padre Fabiano Roberto, pároco da Paróquia São Geraldo Majela. Em companhia de jovens de Goiânia, Padre Fabiano viajou para Roma, e em breve seguirá o caminho até Lisboa, para a JMJ.
Comunicação da Arquidiocese de Uberaba