Na manhã desta quarta-feira, 12 de julho, as secretárias e secretários executivos iniciaram as atividades do dia com a formação realizada pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers.
Na exposição, houve diálogo sobre o processo em que se encontra o novo estatuto e regimento da entidade, no qual foi possível fornecer algumas orientações sobre como o secretariado executivo deve se organizar internamente. O documento oficial ainda não foi finalizado e deve ser divulgado em breve.
“Que o secretariado executivo seja a ponta entre o nacional e os bispos, atuando em conjunto com as coordenações de pastoral para auxiliar nossos bispos”, argumentou Dom Ricardo.
Ecologia e mineração
No período da tarde, todos se encaminharão a Brumadinho, para o Santuário Nossa Senhora do Rosário, com o objetivo de terem contato com a temática da ecologia integral e mineração. Além disso, o grupo vai ter a oportunidade de conversar sobre o impacto ambiental causado pelo rompimento da barragem no local.
A Cáritas Regional de Minas Gerais também vai participar da visita, com o objetivo de apresentar quais são as iniciativas da Igreja em um território ferido pela mineração. O trabalho é realizado em conjunto com a Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser) para garantir os direitos da população e do território atingido.
As atividades seguem até sexta-feira, 14 de julho.