A Pastoral da Saúde é uma ação do povo de Deus comprometido em acolher, promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana, manifestando a ação libertadora de Cristo na área da saúde em três dimensões: solidária, comunitária e sócio-transformadora.
A assistência aos enfermos como pastoral no Brasil ganhou um novo impulso em 1922, com a chegada de três religiosos Camilianos em São Paulo. Esses religiosos, juntamente com um grupo de jovens brasileiros que se formaram e assumiram a vida religiosa, começaram a desenvolver o trabalho que inicialmente era conhecido como Pastoral do Enfermo.
Em 9 de maio de 1986, a Pastoral da Saúde foi oficialmente instituída como uma das Pastorais Sociais da CNBB, sendo um organismo de ação social e sociedade cívico-religiosa. A Pastoral é organizada por tempo indeterminado, com sede itinerante, e opera sem fins lucrativos, regida por seu próprio Estatuto e Regimento Interno. Desenvolve seu trabalho em três áreas principais: Solidária, Comunitária e Sócio-Transformadora.
Compreendida na Conferência de Aparecida em 2007 como uma resposta às grandes questões da vida, como o sofrimento e a morte, à luz da morte e ressurreição de Cristo, a Pastoral da Saúde se dedica a evangelizar no mundo da saúde com renovado ardor missionário e a contribuir para a construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida.
A atuação da Pastoral da Saúde se dá em diversos espaços, como domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos e conselhos de saúde, ou em qualquer lugar onde a saúde seja uma preocupação central.
Assessor Eclesiástico
Pe. José Leles da Silva
(32) 3215-7077 | (32) 3215-5386
padre.leles@santacasajf.org.br