A Pastoral Afro-brasileira é uma das Pastorais Sociais da Igreja Católica, criada em 1988 através da Campanha da Fraternidade (CF) com o tema “Fraternidade e o Negro” e o lema “Ouvi o clamor deste povo!”. A campanha buscou destacar as demandas e vulnerabilidades dos negros, reconhecendo sua história de luta, resistência e persistência tanto na sociedade quanto na Igreja.
De acordo com o Estudo 85 da CNBB de 2008, a Pastoral Afro-brasileira tem como objetivo valorizar as características e a cultura dos afro-brasileiros. A PAB também se propõe a enfrentar as necessidades e desafios sociais enfrentados pelos negros, como discriminação, preconceito, desigualdade, racismo, falta de oportunidades e estigmatização.
Segundo o mesmo documento da CNBB, a metodologia da PAB segue o método das Pastorais Sociais, que é o ver-julgar-agir. Um dos principais objetivos da PAB é auxiliar a Igreja na criação e apoio a iniciativas contra a exclusão do povo negro, defendendo seu patrimônio cultural por meio de atividades concretas. Além disso, promove o diálogo entre indivíduos para trabalhar juntos em direção a uma sociedade mais justa, articulada com fé e comprometida com a construção da justiça racial e social.
Coordenador
Dilson José
(31) 99104-2816
dilson.barreiro@yahoo.com.br
Assessor Eclesiástico
Pe. Fernando Geraldo da Silva
(31) 98542-8431
pabminasgerais@gmail.com
Assessoria Leiga
Marinete da Silva Morais
(31) 99415-6451
netemorais72@gmail.com
Assessoria Religiosa
Pe. Jotaci Brasiliano Conceição de Oliveira
(31) 98798-6199
pe.jotaci@hotmail.com