Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
9jun2024

1ª Leitura – Gn 3,9-15
Nos versículos anteriores, a serpente seduz a mulher, e mulher e homem comem do fruto proibido. No
texto de hoje temos o julgamento de Deus com um interrogatório sobre o homem e a mulher, e a
condenação da serpente. O autor é do tempo de Salomão (971-930 a.C.) e está fazendo uma crítica à
atitude política de Salomão que desprezando a Lei de Deus levou o povo à escravidão. Não se trata de
uma iluminação do autor sagrado sobre o que aconteceu com o primeiro casal humano. É antes uma
reflexão, sob inspiração divina, que o autor sagrado faz sobre o caos social criado pela política do rei
Salomão, que deixou os critérios de Deus para agir segundo seus próprios critérios egoístas. O autor
sagrado quer mostrar que a raiz dos males do seu tempo se esconde na desobediência à vontade de Deus e na ânsia do homem e da mulher de decidirem, à revelia de Deus, o que é bom e o que é ruim. A “serpente” continua a colocar nas mãos do homem e da mulher hoje, o fruto proibido, quando os seduz com esta falsa liberdade: “Você decide”!
Na pós-modernidade em que vivemos, além do relativismo generalizado, temos o subjetivismo
religioso. Cada um adapta a si mesmo o modo religioso que lhe convém e assume a postura de legislador
para si mesmo. “Comer do fruto proibido” é colocar sua vontade acima da vontade de Deus expressa nos
mandamentos. Agora é você que define o que é bom e o que é ruim no lugar de Deus! As perguntas que
Deus faz vão logo ao cerne da questão, revelando ao ser humano a razão de sua nudez, de sua fuga, de seu medo. Ele seguiu a voz da “serpente” e não a de Deus: ele comeu do fruto proibido, ou seja, desobedeceu a Lei de Deus para se tornar maior do que o próprio Deus. A serpente simboliza toda a maldade que escraviza as pessoas, toda autossuficiência arrogante e gananciosa, que está dentro de nós e quer ditar os critérios do bem e do mal no lugar de Deus. A serpente é a voz que grita dentro de você. “Você Decide”! Quando Deus amaldiçoa a serpente, é tudo isso que Deus amaldiçoa, ou seja, o mal, a arrogância, o orgulho, a desobediência, a autossuficiência. O desejo insaciável do “ter”, do “poder”, e do “prazer” (os 3 ídolos modernos) leva à vivência de um mundo cão, em que ninguém assume a responsabilidade de seus próprios erros, mas joga a culpa sobre os outros: foi a mulher. .. foi a serpente. O v. 15 porém aponta para a esperança de um mundo novo. A descendência da mulher – Jesus – trará a vitória sobre a serpente com o evangelho da salvação. Jesus vai fundar uma família nova, na qual vão reinar a responsabilidade pessoal e a solidariedade para o bem.


2ª Leitura – 2Cor 4,13-5,1
Os versículos anteriores falam das tribulações do apóstolo por causa do anúncio da Boa Nova da
salvação. Aqui, Paulo fala da esperança cristã e da renovação interior. Ele apresenta dois motivos da
esperança. O primeiro é o anterior à nossa leitura. Está nos versículos 11 e 12. À medida que os
missionários vão sacrificando suas vidas por Jesus é que a vida de Jesus vai transparecendo na vida deles.
Os missionários são como a semente lançada por terra; só geram vida através do próprio sacrifício. O
segundo é a renovação interior. Ele diz que não desanima, não perde a esperança, porque ele tem a
consciência de que, à medida que o homem exterior caminha para a destruição, o homem interior se
renova dia a dia. Imagem bonita! Faz-me lembrar do casulo e da borboleta no seu processo de
transformação. Quem se fixa apenas no visível não capta a dimensão interior da vida. As coisas visíveis
são passageiras; as tribulações desta vida parecem pesadas, mas pesam muito pouco diante do peso eterno de glória reservado aos que mantém viva sua fé e sua esperança. A última imagem é a da tenda. Os beduínos estavam sempre desfazendo suas tendas para avançar deserto a dentro. Nós também neste
mundo não temos morada definitiva. Quando a tenda do nosso corpo se desfizer, nós receberemos das
mãos do próprio Deus uma morada definitiva, uma morada eterna nos céus. É interessante que Paulo não
fala de corpo e alma, mas de homem exterior e homem interior, morada terrestre, morada eterna. O
homem não se divide em corpo e alma, mas é uma unidade indivisível.


Evangelho – Mc 3,20-35

Tive a curiosidade de contar quantas vezes aparece o verbo dizer no evangelho de hoje. Conte para você
ver. Parece que o evangelista quer salientar aqui o que o povo anda dizendo de Jesus. Jesus toma posição e funda uma nova família.

  1. O que andam dizendo os parentes de Jesus?
    A “casa” de Jesus anda cercada de carentes, aleijados, doentes etc. É nesse meio que Jesus se sente “em casa”. Mas os parentes de Jesus não o compreendem, não conseguem entender sua ação libertadora. Eles diziam que Jesus estava fora de si, e queriam agarrá-lo, ou seja, impedir a realização de seu projeto libertador.
  2. O que andam dizendo os doutores da Lei?
    Eles vinham de Jerusalém, centro da oposição ao projeto de Jesus. Eles diziam que Jesus está possuído por Beelzebu e que é pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios. Duas fortes acusações a Jesus, a de
    seus parentes carnais e a de sua família religiosa.
  3. Jesus reponde com três imagens. Nas duas primeiras, ele diz que o reino, ou a família de Satanás, não pode brigar contra si mesma, pois assim ela seria destruída. A 3ª é a do assalto à casa. É Jesus que é o homem forte, que amarra Satanás e rouba-lhe os seus bens. Satanás é o chefe supremo dos demônios. Os bens de Satanás são as pessoas oprimidas, despersonalizadas e marginalizadas pelo sistema social, político e religioso da época. Na verdade, estas pessoas foram aprisionadas por Satanás e Jesus vem libertá-los.
  4. O pecado contra o Espírito Santo.
    É o pecado de não aceitar que é o Espírito Santo quem atua em Jesus. É não aceitar sua libertação física e espiritual através da doação de sua vida e do perdão. É fechar-se em si mesmo e não querer ser perdoado por Jesus. É não acreditar na força e no poder de Jesus.
  5. A nova família de Jesus.
    Jesus rejeita aqueles que querem estar ligados a ele apenas pelo parentesco de sangue, ou de nacionalidade ou de religião. Ele funda uma nova família constituída daqueles que estão “ao redor dele”, daqueles que têm a coragem de passar do lado de fora para o lado de dentro, ou seja, para dentro do seu projeto libertador dos pobres e oprimidos. É essa a vontade de Deus, e só quem se dispõe a fazer a vontade de Deus é que faz parte da nova família de Jesus. Será que todos os que frequentam a Igreja fazem parte da nova família de Jesus?
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo